O prefeito de Araputanga (a 345 km de Cuiabá), Enilson de Araújo Rios (União Brasil), vetou o Autógrafo de Lei nº 1.814/2025, que declarava de utilidade pública municipal a Associação Cultural Festa dos Campeões.
A proposta de utilidade pública teve origem no Projeto de Lei nº 2.082/2025, aprovado em sessão ordinária no dia 19 de maio.
Fundada em 2008, a entidade desenvolve ações voltadas à qualificação de jovens, geração de emprego e renda, além da preservação e promoção da cultura popular, por meio do projeto “Campeões do Futuro”, que oferece capacitação técnica, inclusão social e incentiva manifestações culturais.
O projeto aprovado pelo Legislativo justifica a concessão do título com base na relevante atuação social da associação, especialmente na organização de eventos beneficentes, como o “Rodeio pela Vida”, que arrecada recursos para instituições de saúde, a exemplo do Hospital de Amor.
Apesar disso, no dia 11 de junho, o prefeito Enilson Rios vetou o Autógrafo de Lei, alegando que a associação não apresentou comprovação de prestação de serviços contínuos, gratuitos e de relevância pública.
Diante da situação, durante a sessão ordinária realizada na noite de ontem, segunda-feira, 16 de junho, a Câmara Municipal de Araputanga aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2025, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que rejeita totalmente o veto do prefeito, restabelecendo, assim, o reconhecimento da Associação Cultural Festa dos Campeões como entidade de utilidade pública municipal.
• Leia mais notícias de Araputanga: Vereadores de Araputanga aprovam Verba Indenizatória de 60% e aumento acima de 75% em diárias
— Acompanhe também notícias de: Curvelândia, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e Vale de São Domingos.

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...
Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias
Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.