logo

SEM TRANSPARÊNCIA

Prefeito de Figueirópolis d´Oeste tenta derrubar Lei que exige “licitação ao vivo”

A Lei foi aprovada pelos vereadores e exige a transmissão ao vivo pela Internet das sessões públicas das licitações presenciais:


Por Redação Popularonline com Folhamax

img

Arquivo

O prefeito de Figueirópolis d’Oeste (389 km de Cuiabá), Eduardo Flausino Vilela (Republicanos), ingressou com uma ação no Tribunal de Justiça (TJ) requerendo a inconstitucionalidade de uma lei aprovada pela Câmara Municipal que exige a transmissão ao vivo pela Internet de todas as sessões públicas das licitações presenciais.


A lei ainda obriga o poder Executivo a facilitar o acesso ao sistema eletrônico ativo em cada licitação eletrônica do poder público municipal, disponibilizando links no site da Prefeitura. Ainda é fixado que um eventual descumprimento pelo poder Executivo será considerado infração administrativa.


O prefeito alega no pedido encaminhado a Justiça que a lei apresenta vício de iniciativa, uma vez que, não compete aos vereadores legislar em tema de licitações e contratos administrativos, pois a competência é exclusiva do Congresso Nacional.


Ainda é ressaltado que apesar da importância da publicidade dos atos da administração pública, a lei é considerada inconstitucional, pois levaria o poder Executivo a promover gastos para se adequar as exigências. “É de se ressaltar, portanto, que as normas não só contidas no Art. 167 da Constituição Federal consubstanciam obrigações constitucionais que materializam os princípios do planejamento e da organização orçamentária, o que não foi observado quando da edição do ato normativo impugnado. Em razão disso, por violação material aos Art. 167, I e II, da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, ambas do Município, requer-se a declaração de inconstitucionalidade do ato normativo impugnado”, completa a ação. 


Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

 


DESESPERO E PERSEGUIÇÃO

Ulisses Ferreira é denunciado por divulgar a criação do SMAF em Araputanga; juiz não vê irregularidade e arquiva a ação

Ao analisar a denúncia, o juiz eleitoral não vê irregularidade na notícia em que Ulisses Ferreira votou favoravelmente à doação de área para ações de equoterapia e à criação do Serviço Municipal de Acolhimento Familiar (SMAF).



INDIAVAÍ

Independência do Brasil será celebrada com Ato Cívico, apresentações escolares e desfile com a Banda do Exército Brasileiro

O evento será realizado na próxima terça-feira, 10 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica Arthur Mezanini a partir das 07h

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.