Com túmulos espalhados em áreas que deveriam servir apenas de passagem para os visitantes, mais espaço para futuros sepultamentos e limpeza do Cemitério Municipal “São Lázaro” de Mirassol D´Oeste, localizado no bairro São José, saída para Cáceres, se transformaram em mais um desafio para o Governo de Mirassol D´Oeste.
No sentido de buscar soluções para a situação vexatória pela qual praticamente passa também o primeiro cemitério desta cidade, o “Santo Antônio”, no Jardim São Paulo, e que já vem de outras gestões, o prefeito Elias Leal (PSD), se reuniu no início desta semana com os proprietários de funerárias na busca de uma parceria para resolver essas questões para a população o mais rápido possível.
Na reunião, o prefeito pediu para que as funerárias se organizassem em relação aos sepultamentos. A exemplo de outras cidades onde as sepulturas ou túmulos, têm as chamadas gavetas (jazigo), logo os dois cemitérios de Mirassol D’Oeste também poderiam adotar o mesmo sistema. É que no jazigo todos os membros da mesma família ao falecerem ocupariam um mesmo terreno.
"É um passo importante, uma vez que os espaços físicos no cemitério vêm diminuindo a cada mês em Mirassol D´Oeste", relata o secretário de Obras, José Ferreira. Ele diz que a área do Cemitério Municipal “São Lázaro” está praticamente esgotada. E o jazigo viria como uma opção para minimizar a falta de espaço”, pontou ele.
No entanto, o prefeito Elias Leal confirmou que analisa com sua assessoria a possibilidade de terceirizar os serviços funerários do município ou se compra uma área para ampliar o Cemitério “São Lázaro”.
Para o prefeito de Mirassol D´Oeste, com a Parceria Público-Privada (PPP’s) tende-se buscar de forma efetiva a melhoria dos serviços para a população. “Às vezes, o poder público não consegue fazer uma coisa sozinho, e, contrapartida, o poder privado também não tem condições de realizar sozinho. Então, a solução é juntar, somar e trabalhar com união”, explicou o prefeito.
“Este ano será diferente, e diferente para melhor. 2014 será bom pra cidade e para o povo. Teremos mais obras, mais ações, projetos e ampliação de serviços”, garantiu o prefeito aos empresários do setor funerário de Mirassol D´Oeste.
Por: Antônio Carlos Luz – Rádio 14 de Maio FM