A Prefeitura de Indiavaí (a 370 km de Cuiabá), através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, acrescentou o absorvente feminino no conjunto de itens da cestas básicas distribuídas as famílias contempladas com o benefício no município.
A distribuição gratuita dos absorventes foram entregues a partir de Projeto de Lei (PL) aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Sidnei Marques (DEM).
O objetivo da Lei é o de combater a pobreza menstrual, que é causada pela dificuldade de acesso aos absorventes higiênicos, seja por falta de recursos, constrangimento ou falta de políticas públicas de distribuição gratuita.
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), quem vivencia a falta de acesso a informações ou educação menstrual têm maior probabilidade de viver uma gravidez precoce, desnutrição, sofrer violência doméstica e complicações na gravidez como resultado.
Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.
Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente
Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.