logo

CHUVA INTENSA

Prefeitura de Rio Branco decreta situação de emergência e calamidade pública após alagamentos

O Decreto vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.


Por Redação com G1|MT

img

Reprodução: G1|MT

A Prefeitura de Rio Branco (a 367 km de Cuiabá), decretou situação de emergência e calamidade pública após as chuvas que atingiram o município nesta semana. O decreto publicado nesta terça-feira (14) vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.

 

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

 

Por fim, o documento informa que "ficam dispensadas de licitações as aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedada recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos".

 

As fortes chuvas que atingem causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu.

 

Salto do Céu e Rio Branco são cidades próximas, separadas por uma distância de cerca de 10 km. A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Cáceres, informaram que equipes estão em deslocamento para ajudar nas buscas e socorro de moradores.

 

Na sexta-feira (10), a Prefeitura de Rio Branco publicou uma nota em que informava o reforço de ações do Plano de Contingência para enfrentar possíveis enchentes provocadas pelas chuvas e pela oscilação do nível do Rio Acre e dos igarapés.

Em Salto do Céu, moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade. O fenômeno foi registrado nessa terça-feira (14).

 

A cabeça d’água é resultado da chuva em uma área específica do rio ou cachoeira, que faz com que o nível da água suba de forma repentina, reforçando a correnteza.

Também na terça (14), uma ponte desmoronou sobre o Rio Branco, que transbordou com o volume da água, nesta terça-feira (14), em Salto do Céu.


AÇÃO DA OI

Mauro chama Taques de mentiroso e diz que ação tem motivação eleitoral

Ex-governador Pedro Taques apresentou uma Ação Popular que, se acolhida pela Justiça, pode levar os envolvidos a ressarcirem os cofres públicos, incluindo Mauro Mendes.


SERVIÇOS PÚBLICOS

Posto de Identificação de Indiavaí passa a atender em novo endereço

O serviço será ofertado todas as quartas-feiras, no período vespertino, com início dos atendimentos a partir das 13h.


OPERAÇÃO EXTORTOR

Casal incendeia portão, faz ameaças e exige R$ 25 mil de moradora em Lambari d’Oeste

Polícia cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra os suspeitos pelo crime de extorsão.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.