logo

Entrevista

Prefeitura vai criar sistema independente de distribuição de água nos bairros de Araputanga


Iniciado o Projeto “Novos Caminhos”, sendo várias ruas pavimentadas, serviços de tapa-buracos para realização de lama-asfáltica na cidade de Araputanga, um projeto importante para o município prefeito?

Sidney Salomé. - Lançamos o Projeto em maio; mas na administração pública temos prazo de licitação, aquisição de material, então tem a parte burocrático que temos que atender. Uma parte já foi licitado, liberado e dado ordem de serviço, para pavimentação asfáltica, uma outra parte, o processo já está feito, licitado, mas por Lei, a ordem de serviço só pode ser dada depois da eleição. O projeto da lama-asfáltica inicia nos próximos dias.

Praticamente dois anos de sua gestão, houve um período de adequação, organização das contas públicas, viabilização de recursos, o que o povo pode esperar a partir de agora?

Sidney Salomé. - Assumimos a Prefeitura, o ano passado foi difícil, começamos adequar, elaborar, focar naquilo que é prioridade e agora está começando a acontecer, então eu acredito que os próximos anos serão ainda melhores, pois estamos focados na geração de emprego, com o Distrito Industrial, pavimentação asfáltica, o problema de abastecimento de água. Muita coisa está sendo executada, mas ainda há muito o que ser feito.

Falar em abastecimento, o município possui uma rede antiga de distribuição de água e constantemente reclamações por parte da população, como resolver esse problema?

Sidney Salomé. - Esse é um problema crônico de 20 anos. No ano passado elaboramos um projeto junto a FUNASA, com todos os procedimentos, foi aprovado, mas infelizmente houve um corte financeiro e o projeto cortado. Esse ano tivemos o rompimento de uma adutora, que estourou dentro da rede de água fluvial e ficou invisível aos olhos dos servidores do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SMAE) e com muito custo encontraram o problema, ficando a cidade por vários dias sem água.

E o que tem sido feito para melhoramento do setor?

Sidney Salomé. - Nós reativamos um poço que tem dentro do SMAE, aumentando sete metros cúbicos de água e readequamos a bomba no poço do Jardim Primavera e aumentamos de vinte para trinta e cinco metros cúbicos, aumentando vinte e dois metros cúbicos de água/hora, o que é uma quantidade substancial para atender a demanda, principalmente nesse período da seca em que o consumo de água aumenta muito.

Além dessas medidas paliativas, existem outras ações a serem desenvolvidas?

Sidney Salomé. - Estamos fazendo um estudo para a construção de um reservatório de água e dois poços artesianos, no bairro Cidade Alta, que irá atender também os bairros Jardim Vitoria, Residencial Furlan, Loteamento Carvalho e Jardim do Bráz. Já estamos assegurando recursos para fazer essas obras, que será um sistema independente e vai melhorar muito a condição, principalmente desse bairros, localizado na parte alta da cidade e sofre com a falta de água.

E qual a previsão para conclusão do projeto?

Sidney Salomé. - Se Deus quiser até o meado do ano que vem já estará construído e vai melhorar não só aquela região e sim toda a cidade, pois o atual sistema faz a distribuição geral e criando um sistema independente para esses bairros vai sobrar água.


CRIME BÁRBARO

Suspeito de estuprar a própria irmã desde os 9 anos é preso em MT

O investigado foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável.


DIREITO ASSEGURADO

Defensoria Pública intensifica esforços para garantir Tarifa Social de Água e Esgoto em MT

A Lei assegura tarifa reduzida aos usuários dos serviços com renda per capita de até meio-salário-mínimo, inscrito no CadÚnico.


MATO GROSSO

Abusadores usavam jogo online e redes sociais para chantagear crianças e conseguir imagens de nudez

Suspeitos foram alvos de uma operação da Polícia Civil, nesta quinta-feira (21).

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.