logo

AGORA É LEI

Presença de salva-vidas passa a ser obrigatória em piscinas de uso coletivo e balneários em Mato Grosso

Lei de autoria do deputado Dr. Gimenez foi sancionada pelo governo do Estado na último dia 1º


Por Thais Favaro | Gab. Deputado

img

Assessoria

A Lei nº 11.881, de autoria do deputado estadual Dr. Gimenez (PSD), que obriga a presença de salva-vidas junto a piscinas de uso coletivo existentes em clubes, parques aquáticos ou estabelecimentos congêneres, bem como em balneários abertos ao público, foi sancionada pelo governo de Mato Grosso. A Lei tem como objetivo aumentar as medidas de segurança adotadas nestes locais para prevenir acidentes e minorar suas consequências, no caso de ocorrerem. 
 

"Temos em todo Estado muitos rios, piscinas naturais e balneários, que proporcionam lazer aos cidadãos, mas infelizmente também algumas tragédias.  Pensando nisso, fiz essa Lei para que a população tenha mais segurança ao frequentar piscinas, clubes e balneários. É uma medida simples, de baixo custo, que irá gerar segurança aos usuários e empregos diretos, de fácil fiscalização e que irá diminuir as tristes estatísticas de afogamentos em nosso Estado", pontuou Dr. Gimenez.
 

O salva-vidas deve possuir treinamento específico, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar ou em escola devidamente autorizada pelo Corpo de Bombeiros Militar, e deve estar posicionado em local de fácil acesso a qualquer lugar da piscina, rio, lago ou lagoa em que haja balneabilidade. A responsabilidade da contratação dos profissionais será do proprietário e/ou concessionário do estabelecimento.  Os estabelecimentos possuem prazo de 90 dias para se adequarem. 
 

Ainda de acordo com o dispositivo, a fiscalização será feita pelo Corpo de Bombeiros, e o seu descumprimento acarretará a imposição de penalidade de multa e cassação do registro de funcionamento, em caso de reincidência.  A Lei está regulamentada de acordo com o art. 38-A da Constituição do Estado de Mato Grosso.  
 

Essa é a 41ª Lei de autoria do deputado Dr. Gimenez sancionada pelo governo de Mato Grosso.


Receba notícias do portal Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social)


FEMINICÍDIO

Mato Grosso registra maior número de feminicídios dos últimos cinco anos

Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.


PARTICIPEM

Votação para escolha dos Melhores do Ano na “Preferência Popular” encerra quarta-feira, dia 31

A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.