logo

SAÚDE PÚBLICA

Problema de saúde mental na família virou missão de vida, diz Avallone

O parlamentar compartilhou que a sua dedicação política ao tema teve origem em um problema familiar.


Por Fonte: pnbonline

img

O deputado Carlos Avallone - PSDB (Foto: Helder Faria/ALMT)

No Programa Nada Pessoal desta semana, os jornalistas do PNB Online Antero Paes de Barros e Pedro Pinto de Oliveira receberam o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), que tratou do panorama da assistência à saúde mental oferecida à população de Mato Grosso. Durante a entrevista, Avallone compartilhou que a sua dedicação política ao tema teve origem em um problema familiar. 

 

Como narra o deputado, a filha mais nova enfrentou um período delicado de depressão pós-parto. Ao lado de sua esposa, a vereadora por Cuiabá Maria Avallone (PSDB), a família conseguiu oferecer o apoio necessário com tratamento medicamentoso e profissionais capacitados. Garantir que a população do estado também pudesse contar com suporte em situações assim, passou, desde então, a ser uma missão política e pessoal. 

 

“Esse é um trabalho que passou de ser apenas um trabalho político, com a minha atuação na Assembleia. Ele virou para mim, para Maria, para nossa família, uma missão de vida”, conta. Ao longo de sua participação no Nada Pessoal, o deputado detalha a difícil situação enfrentada pela assistência à saúde mental na capital e em todo o estado. 

 

Entre os principais problemas, está a falta de interesse na residência médica em psiquiatria, falta de leitos e de estrutura para pessoas com transtornos de saúde mental, como depressão, ansiedade e esquizofrenia. Como presidente da Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Mental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Avallone conta que tem dialogado com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Cuiabá como forma de articular soluções conjuntas para enfrentar o problema. 

 

Idealizado pela filha Marina Avallone e desenvolvido ao lado da esposa, o deputado também conta a experiência de estar à frente do Projeto Escuta. Implantado em Cuiabá, o objetivo da ação é garantir acolhimento e acompanhamento psicológico e psiquiátrico para famílias de baixa renda que buscam tratamento em casos de transtornos mentais. “A ideia é de escutar, ter sensibilidade. Lá nós temos psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais”, disse. 

 

Fonte: pnbonline


POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Caravana científica leva astronomia a estudantes e à comunidade de Indiavaí

A atividade foi realizada nesta terça-feira, 17 de junho, no Ginásio Poliesportivo Oscar da Silva Neto.


ÁREA SOCIAL

Prefeitura de Lambari d’Oeste anuncia construção do CRAS e CREAS no município

As futuras unidades irão ampliar os atendimentos na área social, oferecendo suporte, orientação e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade.


EDUCAÇÃO

MEC publica edital do concurso unificado para professores

Exame será aplicado em 26 de outubro em todo o país. As inscrições vão de 14 a 25 de julho.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.