No Programa Nada Pessoal desta semana, os jornalistas do PNB Online Antero Paes de Barros e Pedro Pinto de Oliveira receberam o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), que tratou do panorama da assistência à saúde mental oferecida à população de Mato Grosso. Durante a entrevista, Avallone compartilhou que a sua dedicação política ao tema teve origem em um problema familiar.
Como narra o deputado, a filha mais nova enfrentou um período delicado de depressão pós-parto. Ao lado de sua esposa, a vereadora por Cuiabá Maria Avallone (PSDB), a família conseguiu oferecer o apoio necessário com tratamento medicamentoso e profissionais capacitados. Garantir que a população do estado também pudesse contar com suporte em situações assim, passou, desde então, a ser uma missão política e pessoal.
“Esse é um trabalho que passou de ser apenas um trabalho político, com a minha atuação na Assembleia. Ele virou para mim, para Maria, para nossa família, uma missão de vida”, conta. Ao longo de sua participação no Nada Pessoal, o deputado detalha a difícil situação enfrentada pela assistência à saúde mental na capital e em todo o estado.
Entre os principais problemas, está a falta de interesse na residência médica em psiquiatria, falta de leitos e de estrutura para pessoas com transtornos de saúde mental, como depressão, ansiedade e esquizofrenia. Como presidente da Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Mental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Avallone conta que tem dialogado com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Cuiabá como forma de articular soluções conjuntas para enfrentar o problema.
Idealizado pela filha Marina Avallone e desenvolvido ao lado da esposa, o deputado também conta a experiência de estar à frente do Projeto Escuta. Implantado em Cuiabá, o objetivo da ação é garantir acolhimento e acompanhamento psicológico e psiquiátrico para famílias de baixa renda que buscam tratamento em casos de transtornos mentais. “A ideia é de escutar, ter sensibilidade. Lá nós temos psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais”, disse.
Fonte: pnbonline
Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.
O senador Jayme Campos (União Brasil) declarou, durante a abertura da 1ª ExpoInd, a pretensão de levar o Embaixador da Música Sertaneja, o cantor Gusttavo Lima, para se apresentar na edição de 2026 do rodeio de Indiavaí. “Vamos trazer o Gusttavo Lima para a festa aqui da cidade de Indiavaí. Contem comigo”, disse o parlamentar durante a solenidade realizada na noite...
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 6ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Consumidor, notificou as diretorias da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL – MT) e do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT), além de outras entidades do setor de eventos, hotelaria e...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.