A demonstração do interesse dos pais pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que os pais se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, se desenvolvendo de forma segura.
Para o professor, João Vitor Marques a Educação Infantil é uma fase de grande importância na vida da criança. “A primeira coisa que nós devemos ter em mente que é um período de transição, ou seja, uma mudança radical de ambiente” observou.
João Vitor esclareceu que neste primeiro momento, os pais se deparam com uma a quebra de vinculo familiar durante o dia. “Geralmente a criança se assusta no primeiro momento devido a esse radicalismo na mudança de ambiente”, afirmou o professor.
Conforme João Vitor existem algumas dicas para que as crianças se sintam a vontade no seu primeiro dia de aula e citou quatro importantes dicas:
1º) - Prepare a criança sobre o que ela irá encontrar na escola, deixando-a ciente de que terá um professor(a), que irá guiá-lo durante as atividades. É importante nunca dizer para a criança não ter medo do professor(a), não precisa chorar, pois quando você diz não pode fazer isso, você induz a criança a querer fazer;
2º) - Seguir as orientações do professor e trabalhar a independência da criança, tranquilize-a mostrando para ela, que embora esteja num lugar diferente, ela pode se sentir à vontade e essa criança vai compreender que o professor é auxiliar e amigo pessoal dela.
3ª) - O choro da criança é normal e nesse momento é muito importante você evitar a ansiedade, o nervosismo, a impaciência e entender que a criança já está impaciente, nervosa e bloqueada com o ambiente novo. É necessário passar calma e positividade para o seu filho.
4ª) - Ser pontual em horários de chegada e saída da criança da escola, chegue mais cedo e procure ir familiarizando a criança ao ambiente. É importante esperar a criança no portão ao sair da escola, para que a ela tenha confiança na tua palavra.
O professor João Vitor encerrou destacando a importância da participação do pais no cotidiano escolar do filho. “É de extrema importância, porque o pai que participa efetivamente do processo de escolarização do seu filho, nos ajuda e muito enquanto profissionais educação” frisou.
Ouça a matéria em áudio, acesse www.ativafm97.com.br - Clique AQUI
Você ainda pode se cadastrar e escolher os grandes destaques do ano na "Preferência Popular" da sua cidade. É a sua oportunidade de reconhecer e valorizar quem fez a diferença em 2024. A votação está aberta, mas atenção: ela encerra nesta terça-feira, dia 31. Não perca tempo, dê o seu voto e ajude a coroar os melhores do ano! A qualidade...
Sistema, criado pelo Governo Federal, começará a funcionar a partir de janeiro
A nova Lei garante o direito ao cuidado, tanto para quem o recebe quanto para quem cuida
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.