Fomentar a construção e vivência de valores de cooperação e cidadania é um dos principais objetivos do Programa A União Faz a Vida que desenvolveu, no primeiro trimestre deste ano, ações que visam desenvolver práticas de ensino-aprendizado com foco na educação cooperativa de jovens e adolescentes em três municípios da região oeste de Mato Grosso: Araputanga, Comodoro e Pontes e Lacerda.
O Programa na região é coordenado e apoiado pela Cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre. Neste ano, cerca e 10.000 mil pessoas estão envolvidas com o Programa nos três municípios, sendo que mais de 8.600 são alunos e o restante é dividido entre professores, equipe técnica nas escolas e empresas parceiras.
No mês de fevereiro, o Programa formatou e realizou Semanas Pedagógicas que contemplaram a formação continuada das equipes que trabalham com as atividades do Programa nas instituições de ensino. Além disso, reforçou os valores para a construção de cidadãos mais justos, solidários e empreendedores que respeitam a diversidade e que dialogam para tomar decisões. Durante os eventos, também houve a formação e habilitação de novos profissionais para atuarem no Programa.
Também foram desenvolvidas palestras com o pedagogo e professor mestre Júlio Furtado que abordou o tema relacionado construção de aulas que despertem mais a atenção de crianças e adolescentes. As palestras tiveram como tema “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa” e aconteceram entre dias 25 e 27 de fevereiro nas três cidades onde o Programa é desenvolvido. Mais de 630 pessoas participaram e puderam conhecer novos conceitos para a educação.
Para o presidente da Cooperativa, Eduardo Ferreira, desenvolver ações que fomentem a educação das crianças é fundamental para a construção de um país melhor. “A educação é um dos princípios do Cooperativismo e acreditamos que só ela pode proporcionar a construção de cidadãos mais críticos. Com o Programa, nossas crianças e adolescentes estudam com uma metodologia própria que trabalha a cultura da cooperação, sempre atendendo ao que desperta o interesse do aluno, relacionado ao currículo escolar.”
O Programa A União Faz a Vida está presente em todas as escolas municipais e estaduais de Araputanga, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE) e na escola Padre José de Anchieta. No município de Comodoro as atividades são desenvolvidas nas escolas municipais, Apae e na Cooperativa Educacional de Comodoro (Coeduc). Já em Pontes e Lacerda acontece em 7 escolas públicas municipais e na Cooperativa Educação de Pontes e Lacerda (Cepel). No total são 38 instituições de ensino participantes do Programa.
Contas de 2024 da Prefeitura de Reserva do Cabaçal são aprovadas pelo TCE
Governo afirma que medida deve reduzir custos para tirar carteira de motorista.
Energia fica mais barata após dois meses de cobrança da bandeira vermelha
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.