logo

EDUCAÇÃO

Projeto Muro da Solidariedade de escola de Quatro Marcos beneficia comunidade


Por Ferreira Júnior e Adevanir Martins

img

Adevanir Martins

Quem precisa, pegue. Quem não precisa, doe". Este é o lema do Projeto "Muro da Solidariedade", desenvolvido pelos professores do Projeto de Vida realizado pela Escola Estadual Bertoldo Freire de São José dos Quatro Marcos.


O muro da escola localizada no centro da cidade está sendo pintado e preparado para receber doações e ser canal de benefício a quem precisa. A dinâmica é simples: no muro são fixados caixotes para colocação das doações por alunos, pais de alunos, professores e comunidade em geral, doações que lá ficam, até que alguém que precise as pegue.


Atualmente estão à frente do Projeto “Muro da Solidariedade” a Coordenara Geral Irlei Gomes de Oliveira Andrade, os professores Edson Borges dos Santos e Danilo César da Silva dos Santos e a Coordenadora de Área Luzia Gomes Lira.


O Projeto “Muro da Solidariedade” faz parte de um trabalho pedagógico da escola plena, intitulado Projeto de Vida, conforme informou a Coordenadora de Área, Luzia Gomes Lira. “É uma disciplina que tem como objetivo formar os estudantes para serem autônomos, solidários e também competentes naquilo que eles forem fazer no futuro”, afirmou.


Luzia Lira explicou que o Projeto “Muro da Solidariedade”, foi iniciado no ano passado a partir de visitas dos alunos a instituições sociais. “Em breve o muro será reinaugurado e colocados os caixotes para recebimento das doações”, disse que são muitas as pessoas que necessitam.


O Professor Edson Borges dos Santos destacou a importância do projeto, que de acordo com ele,  cria no coração dos alunos e da comunidade um caráter de ajuda, de solidariedade e amor ao próximo. “Por mais que estamos em um mundo capitalista, consumista e muito individualista, as pessoas podem ter esse lado humano sensibilizado”, afirmou ressaltando que a escola também precisa da colaboração de empresários local.


Para o professor Danilo César da Silva dos Santos, os alunos são os principais protagonistas da escola e estão empenhados na realização do projeto. “A relação entre professor e aluno era distante e nesse modelo estamos mais juntos”, observou.


A Coordenara Geral Irlei Gomes de Oliveira Andrade destacou que o Projeto de Vida faz parte das disciplinas da base diversificada da Escola Estadual Bertoldo Freire e é o centro da escola plena. “É no Projeto de Vida que o estudante vai construir aquilo que ele quer para o futuro”, afirmou.


Ouça a matéria em áudio no site www.ativafm97.com.brClique AQUI


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.


MIRASSOL D’OESTE

Vereadores do PL são intimados a votar pela derrubada da VI de R$ 4,4 mil: “atentado à moralidade”

A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.