logo

Estadual

Projeto poderá aumentar repasses para os municípios


Por Laura Nabuco, GD/MT

O governo do Estado deve apresentar ainda neste mês à Assembleia Legislativa um projeto que revogue a lei aprovada em 2012 que reduziu em 50% o valor dos repasses da saúde feitos pelo Palácio Paiaguás aos 141 municípios. Além de restabelecer os montantes praticados anteriormente, a proposta deve prever uma série de metas que, se alcançadas pelos prefeitos, resultarão em dinheiro extra.

Uma proposta semelhante já havia sido apresentada no Parlamento, no final de março, pelo presidente da Mesa Diretora, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). O projeto dele, no entanto, apenas revogava a lei que já existe, sem criar novas regras sobre como se daria o repasse. O tucano preferiu deixar esta discussão para própria equipe do governo que, na época, já estudava o assunto.


Para a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a revogação da lei que reduziu os repasses representa a “reparação de uma injustiça” praticada pelo governo Silval Barbosa (PMDB). “Eram recursos que já faziam parte dos orçamentos dos municípios, com os quais os prefeitos já contavam para organizar suas políticas públicas, e que foram retirados de nós de uma forma truculenta”, afirmou quando da apresentação do projeto de Maluf, o presidente da entidade, Neurilan Fraga (PSD).

Já para o governo Pedro Taques (PDT) a proposta é o primeiro passo rumo a uma inversão de investimentos que vem sendo praticada nas atenções hospitalar e básica. “Isso é muito importante, porque, se você investir mais na atenção básica, economiza até 80% dos gastos na saúde curativa”, defende o governador.


SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.