logo

MATO GROSSO

Quase 4 mil acidentes com animais peçonhentos foram registrados em MT em 2025

Mato Grosso teve 3.860 acidentes com animais peçonhentos em 2025 e a SES alerta a população sobre prevenção e cuidados após picadas.


Por g1 MT

img

Foto: Comunicação Butantan

Mato Grosso registrou 3.860 acidentes com animais peçonhentos em 2025, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), que emitiu um alerta à população sobre os cuidados necessários para evitar picadas e sobre o que fazer em caso de acidente no estado.De acordo com a SES, os escorpiões foram responsáveis por metade das ocorrências, com 1.930 registros. Em seguida aparecem os acidentes com serpentes, que somaram 1.066 casos (27,6%). Também foram contabilizados acidentes com aranhas (299), outros animais peçonhentos (298) e abelhas (217).

 

A maior parte das vítimas era do sexo masculino, representando 57% dos atendimentos, e 54% dos casos ocorreram em áreas urbanas, o que acende um alerta para os cuidados dentro das residências.

 

Ainda conforme a secretaria, 10 mortes foram confirmadas em 2025 em decorrência desses acidentes, sendo que foram nove causadas por picadas de serpentes e uma por abelha. Outros dois óbitos seguem em investigação.

 

Em 2024, o estado registrou 3.345 atendimentos por acidentes com animais peçonhentos. Naquele ano, os escorpiões também lideraram as ocorrências, com 1.474 casos (44,1%), seguidos pelas serpentes, com 1.197 registros (35,8%). Aranhas, outros animais e abelhas completaram os números.

 

No mesmo período, 10 mortes foram registradas, sendo seis causadas por serpentes, três por aranhas e uma por abelha. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, o estado intensificou, em 2025, o treinamento das equipes de saúde para melhorar a prevenção e o atendimento às vítimas.

 

Devido ao treinamento, foram realizadas sete capacitações para identificação de aranhas e escorpiões, com a participação de 175 servidores de 53 municípios. Ao todo, 242 exemplares de animais peçonhentos foram identificados após serem encaminhados pelas prefeituras.

 

A SES informou ainda que, neste ano, novas capacitações serão realizadas, voltadas ao diagnóstico e tratamento de acidentes com animais peçonhentos, em parceria com o Ministério da Saúde.

 

🦂O que fazer em caso de picada

A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene Barros, orienta que, em caso de picada, a pessoa deve lavar o local com água e sabão, fotografar o animal, se possível, ou informar aos profissionais de saúde as características do bicho.

 

Ela alerta que não se deve amarrar o membro, fazer torniquete, cortar, sugar ou queimar o local, nem aplicar pomadas ou cremes. O atendimento deve ser buscado imediatamente em uma unidade de saúde. O tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

💊Cuidados dentro de casa

A secretaria também recomenda manter quintais e jardins limpos, sacudir roupas e calçados antes de usar, vedar frestas, ralos e buracos, afastar camas e berços das paredes e instalar telas de proteção em ralos e janelas.

 

Além disso, os municípios foram orientados a reforçar o controle de escorpiões, manter os estoques de soro antiveneno atualizados, capacitar profissionais de saúde e divulgar materiais educativos à população.


ARAPUTANGA

Prefeitura decreta emergência em ETA após risco de rompimento estrutural e contaminação

Laudo técnico aponta risco iminente de colapso no floculador mecânico da Estação de Tratamento de Água (ETA)


PRÓ-GESTÃO

Previdência de Mirassol d’Oeste avança e é destaque em eficiência administrativa

Mirassol-Previ conquista certificação Pró-Gestão RPPS – Nível I.


ARTIGO DE OPINIÃO

Mulheres afastadas por violência doméstica terão renda garantida pelo INSS

Quando a violência doméstica obriga uma mulher a sair de casa, mudar de rotina ou se afastar do trabalho, a pergunta que surge não é jurídica, é concreta: como sobreviver sem renda? Durante anos, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) previu o afastamento do local de trabalho como medida protetiva, mas deixou lacunas sobre quem pagaria essa conta...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.