O município de Reserva do Cabaçal (a 390km de Cuiabá) registrou o primeiro caso confirmado de coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme os dados divulgados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, a paciente é moradora da cidade, é hipertensa, diabética, portadora de Insuficiência Renal Crônica (IRC) e foi contaminada pelo novo vírus ao fazer acompanhamento médico no município de Cáceres (a 178km de Reserva do Cabaçal).
A senhora, 73 anos, encontra-se em isolamento domiciliar, com quadro estável e está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (MS), os profissionais que tiveram contato direto com o paciente devem ficar em isolamento por sete dias, a partir da confirmação. Diante disso, foi comunicado à população que o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) será somente urgência e emergência.
A secretária de saúde, Franciele Inês Neiva e Jane Faria Vanzella da Vigilância em Saúde, recomendou a importância de todos seguirem as orientações preventivas que estão preconizadas pelo o Ministério da Saúde.
Recomendações
O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
O investigado foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável.
A Lei assegura tarifa reduzida aos usuários dos serviços com renda per capita de até meio-salário-mínimo, inscrito no CadÚnico.
Suspeitos foram alvos de uma operação da Polícia Civil, nesta quinta-feira (21).
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.