O município de Reserva do Cabaçal (a 390km de Cuiabá) registrou o primeiro caso confirmado de coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme os dados divulgados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, a paciente é moradora da cidade, é hipertensa, diabética, portadora de Insuficiência Renal Crônica (IRC) e foi contaminada pelo novo vírus ao fazer acompanhamento médico no município de Cáceres (a 178km de Reserva do Cabaçal).
A senhora, 73 anos, encontra-se em isolamento domiciliar, com quadro estável e está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (MS), os profissionais que tiveram contato direto com o paciente devem ficar em isolamento por sete dias, a partir da confirmação. Diante disso, foi comunicado à população que o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) será somente urgência e emergência.
A secretária de saúde, Franciele Inês Neiva e Jane Faria Vanzella da Vigilância em Saúde, recomendou a importância de todos seguirem as orientações preventivas que estão preconizadas pelo o Ministério da Saúde.
Recomendações
O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...
Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias
Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.