logo

SEM CENSURA

Respeito ao próximo


Por Carlos Avallone

img

Tenho sentido muita falta deste princípio na sociedade atual, e estou me referindoa todo País. Estamos nos esquecendo das primeiras lições que nossos pais nos ensinaram na infância: respeite os mais velhos, respeite os professores e todas as pessoas. Ai de mim se desrespeitasse a minha professora, minha mãe Ida também foi professora e me ensinou que os mestres são uma extensão da família e merecem respeito incondicional. É preciso respeito também aos símbolos nacionais, ao hino e a bandeira nacional, respeito às autoridades constituídas, respeito a todas as religiões, aos padres e pastores, aos vizinhos, aos colegas de trabalho, a todos os cidadãos, enfim…respeito ao próximo.

 

O respeito era um mantra, ficávamos de castigo se desrespeitássemos alguém, principalmente os mais humildes. Meus pais criaram a mim e meus irmãos em uma comunidade simples, rodeados de pessoas simples, cuiabanos que nos receberam de braços e corações abertos. Sinto muita falta daqueles anos dourados do meu querido bairro Popular, onde as famílias conviviam em harmonia e muito respeito. Hoje procuro reproduzir este relacionamento com os vizinhos, amigos e moradores do Araés, onde eu, minha querida Maria e minha mãe moramos e trabalhamos por melhorias para a comunidade.

 

Transmiti toda esta experiência vivida na infância e adolescência à minhas três filhas e estamos nos dedicando a passar esses conceitos positivos a nossos netos. Um trabalho nada fácil, confesso, pois hoje a falta de respeito tem sido constante, nas redes sociais, na televisão, nas escolas, nos ambientes de trabalho e muitas vezes na própria família.

 

Fico me questionando e tentando descobrir onde nossa sociedade se perdeu, por que esquecemos dos ensinamentos de nossos pais. Aprendi que o exemplo é melhor que mil palavras. O exemplo que nossa política tem dado, no quesito respeito, é pessimo. Em nome de ideologias e narrativas, muitos se atacam e se agridem sem dó nem piedade, e estou me referindo a uma grande parte de nós políticos. Isso reverbera também na comunidade, hoje dividida entre dois extremos, o que acaba prejudicando todos e afastando o convívio respeitoso.

 

Quando eu me dirijo da Tribuna da Assembleia para usar a fala, à minha frente está sentado o deputado Lúdio Cabral, meu colega e amigo. Pensamos diferente sobre muitos temas, quando vou falar a respeito de incentivos fiscais, temos debates francos, eu a favor e ele contra, mas sem ataques, com respeito. No outro lado do plenário está o deputado Cattani, também meu amigo, trabalhamos juntos em CPIs, Comissões e também pensamos diferente em vários temas.

 

O Parlamento foi pensado assim, pessoas de várias origens, profissões e ideologias com mandato conferido pelo povo, para trabalhar pelo povo. Seria péssimo para a democracia se pensássemos igual, precisamos discordar, discutir, argumentar e ao final se não houver consenso – na maioria das vezes não há -, votar e a maioria vence. Se qualquer projeto precisa do apoio da maioria, o respeito é fundamental para alcançarmos este objetivo. Ao citar meus colegas deputados, citei um de esquerda e outro de direita e eu sou do centro. Tenho o maior prazer e orgulho de conviver e debater com eles e tenho o maior respeito pelos dois. Os mandatos um dia vão terminar, mas não abro mão do respeito e da amizade deles.

 

A essência da democracia e da convivência entre diferentes é o respeito, o livre debate de ideias amparado em noções básicas de civilidade. O futuro do país como Nação depende da retomada deste princípio democrático que deve reger também as nossas vidas e os relacionamentos sociais.

 

Vamos respeitar o próximo como a nós mesmos, como faziam e nos ensinaram nossos pais.

 

*Carlos Avallone é deputado estadual e presidente do PSDB-MT


EXPOIND 2025

Após 15 anos, Indiavaí resgata tradição e se torna referência em eventos na região Oeste de Mato Grosso

Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.


INDIAVAÍ

Gusttavo Lima é anunciado para a ExpoInd 2026 por senador: "Contem comigo"

O senador Jayme Campos (União Brasil) declarou, durante a abertura da 1ª ExpoInd, a pretensão de levar o Embaixador da Música Sertaneja, o cantor Gusttavo Lima, para se apresentar na edição de 2026 do rodeio de Indiavaí. “Vamos trazer o Gusttavo Lima para a festa aqui da cidade de Indiavaí. Contem comigo”, disse o parlamentar durante a solenidade realizada na noite...


MATO GROSSO

MPMT alerta bares e restaurantes sobre riscos de adulteração de bebidas

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 6ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Consumidor, notificou as diretorias da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL – MT) e do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT), além de outras entidades do setor de eventos, hotelaria e...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.