O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão monocrática do ministro Reinaldo Soares da Fonseca, concedeu habeas corpus à ex-primeira-dama do Estado Roseli Barbosa. Presa há seis dias, a esposa do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), acusada de liderar esquema de desvio de recursos na secretaria estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), deve deixar a detenção nesta quinta (27).
Para deixar a cela que ocupa no Corpo de Bombeiros, Roseli precisa aguardar a comunicação do STJ ao juízo da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, que funciona a partir das 12h. Após o comunicado, a juíza Selma Rosane dos Santos Arruda, que decretou a prisão preventiva, pode impor medidas cautelares, incluindo uso de tornozeleira eletrônica para então expedir o alvará de soltura.
Para conceder o habeas corpus, o ministro acatou o pedido formulado pelos advogados Ulisses Rabaneda e Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. A dupla de juristas está à frente da defesa da ex-primeira-dama. Segundo Rabaneda, o despacho reconhece que Roseli não praticou quaisquer atos com intuito de atrapalhar a instrução processual.
Com o habeas corpus, Roseli será a segunda presa na Operação Ouro de Tolo, desencadeada pelo Gaeco na última quinta (20), a deixar o sistema prisional. Nesta terça (25), o desembargador Orlando Perri, da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, concedeu liberdade ao ex-assessor da Setas Rodrigo De Marchi.
O ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) Silvio Corrêa e o empresário Nilson Costa e Faria permanecem presos. Além dos réus, outras 33 pessoas foram denunciadas por envolvimento no desvio de recursos na Setas. O esquema criminoso, desbaratado pela Operação Arqueiro, funcionou entre 2012 e 2013.
A Justiça acolheu denúncia da 27ª Promotoria de Justiça Criminal da capital em sentença de pronúncia contra Nataly Helen Martins Pereira para ser julgada pelo Tribunal do Júri pelos crimes de feminicídio qualificado e outros oito delitos conexos pelo assassinato da adolescente Emelly Beatriz Azevedo Sena, de 16 anos. A decisão é do juiz da 14ª Vara Criminal de Cuiabá...
A vacinação contra a influenza foi ampliada, em 1º de julho, para toda a população de Mato Grosso com mais de seis meses de idade. Porém, desde o início de abril, apenas 627.128 doses foram aplicadas no Estado. A cobertura vacinal do grupo prioritário (crianças, idosos e gestantes) está em 39,2% da população alvo de 840 mil no Estado, abaixo da...
O evento será realizado a partir das 7h, no Centro Social Anílson Ferreira.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.