logo

Polícia

Assaltos nos Correios de Araputanga e Quatro Marcos são destaques no Jornal Nacional


Por G1 / Jornal Nacional

Depois dos assaltos a bancos e lotéricas, agora o foco dos criminosos na região Centro-Oeste são agências dos Correios.

Um vídeo mostra a ação dos bandidos em uma agência dos Correios em São José dos Quatro Marcos, sudoeste de Mato Grosso. Os criminosos fizeram cinco funcionários e oito clientes reféns e forçaram a gerente a abrir o cofre. O circuito interno de outra agência de Araputanga registrou o momento em que um homem armado chega, empurra uma senhora, pula o balcão e depois foge com o dinheiro.

Edmelon Melquíades do Couto é funcionário dos correios há 33 anos. Ele trabalha na agência de Rosário Oeste, que não tem câmeras de segurança, mas a bala alojada na cintura não deixa ele esquecer dos momentos de terror que viveu durante o assalto no mês passado. “Dois rapazes já entraram correndo, sacaram a arma e já anunciaram o assalto. Muita dor, quase não tenho dormido, perdi seis quilos e pouco já”, conta o atendente dos Correios.


Desde o começo do ano foram 54 assaltos nas agências dos Correios no estado. "A gente se sente inseguro quando vem nos Correios pagar uma fatura, uma conta”, diz o representante comercial Joaber Nascimento.


O maior problema é no interior do estado. Muitos municípios não têm agência bancária e são os Correios que recebem pagamentos de contas como água, luz e telefone. A circulação de dinheiro atrai os bandidos e os funcionários não têm como se defender.

Segundo o sindicato da categoria, 37 já pediram afastamento porque estão traumatizados com a violência. “Os trabalhadores estão com medo, estão traumatizados e sem condições nenhuma de trabalhar nos Correios devido à falta de segurança”, diz Alexandre Aragão, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios.

Entre os funcionários que pediram afastamento está a gerente de uma agência de Acorizal que já foi assaltada três vezes neste ano. No vídeo, ela aparece levando um chute do assaltante. A agência está fechada desde o último assalto. A população está revoltada, já que o município não tem agência bancária.

“Nossa. Pra receber dinheiro, pra fazer pagamento, cartão, débito, tudo. Sem o correio aqui, fica inviável. O pessoal tem que deslocar para Cuiabá ou Rosário Oeste", diz a professora Maria Auxiliadora Leite.

Os Correios declararam que estão tomando providências para evitar os assaltos. A Polícia Federal já instaurou inquéritos para investigar e prender os criminosos.

Clique aqui e veja o vídeo.


DECISÃO JUDICIAL

Hospital Regional de Cáceres é condenado a pagar indenização por erro médico

Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.