logo

Polícia

Assaltos nos Correios de Araputanga e Quatro Marcos são destaques no Jornal Nacional


Por G1 / Jornal Nacional

Depois dos assaltos a bancos e lotéricas, agora o foco dos criminosos na região Centro-Oeste são agências dos Correios.

Um vídeo mostra a ação dos bandidos em uma agência dos Correios em São José dos Quatro Marcos, sudoeste de Mato Grosso. Os criminosos fizeram cinco funcionários e oito clientes reféns e forçaram a gerente a abrir o cofre. O circuito interno de outra agência de Araputanga registrou o momento em que um homem armado chega, empurra uma senhora, pula o balcão e depois foge com o dinheiro.

Edmelon Melquíades do Couto é funcionário dos correios há 33 anos. Ele trabalha na agência de Rosário Oeste, que não tem câmeras de segurança, mas a bala alojada na cintura não deixa ele esquecer dos momentos de terror que viveu durante o assalto no mês passado. “Dois rapazes já entraram correndo, sacaram a arma e já anunciaram o assalto. Muita dor, quase não tenho dormido, perdi seis quilos e pouco já”, conta o atendente dos Correios.


Desde o começo do ano foram 54 assaltos nas agências dos Correios no estado. "A gente se sente inseguro quando vem nos Correios pagar uma fatura, uma conta”, diz o representante comercial Joaber Nascimento.


O maior problema é no interior do estado. Muitos municípios não têm agência bancária e são os Correios que recebem pagamentos de contas como água, luz e telefone. A circulação de dinheiro atrai os bandidos e os funcionários não têm como se defender.

Segundo o sindicato da categoria, 37 já pediram afastamento porque estão traumatizados com a violência. “Os trabalhadores estão com medo, estão traumatizados e sem condições nenhuma de trabalhar nos Correios devido à falta de segurança”, diz Alexandre Aragão, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios.

Entre os funcionários que pediram afastamento está a gerente de uma agência de Acorizal que já foi assaltada três vezes neste ano. No vídeo, ela aparece levando um chute do assaltante. A agência está fechada desde o último assalto. A população está revoltada, já que o município não tem agência bancária.

“Nossa. Pra receber dinheiro, pra fazer pagamento, cartão, débito, tudo. Sem o correio aqui, fica inviável. O pessoal tem que deslocar para Cuiabá ou Rosário Oeste", diz a professora Maria Auxiliadora Leite.

Os Correios declararam que estão tomando providências para evitar os assaltos. A Polícia Federal já instaurou inquéritos para investigar e prender os criminosos.

Clique aqui e veja o vídeo.


ARAPUTANGA

Concurso gastronômico de derivados do leite será realizado na 3ª Festa do Leite

As inscrições poderão ser feitas através do celular (65) 9 9948-6356 ou no escritório da Empaer de Araputanga.


POLÍTICA

Família da deputada Amália Barros vai receber R$ 1,5 milhão dos parlamentares

A deputada faleceu no domingo, 12. Familiares receberão pecúlio parlamentar retirado do salário dos 512 congressistas


GOVERNO LULA

Ministro afirma que título oferecido por Mizael Barreto não pode ser tirado do Monsenhor Celso Duca

"Ninguém tira esse título do Padre Celso”, disse Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária do governo Lula (PT), ao receber o título de padrinho da Coopnoroeste.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.