logo

Educação

San Mathias pode ter faculdade de Medicina a partir do próximo ano

Na Bolívia, o curso de medicina compreende cinco anos normais e mais um de estágio (nove meses em hospital e três meses de serviço social em áreas rurais).


Por Correio Cacerense

img

Correio Cacerense

Na semana passada, o Cônsul da Bolívia em Cáceres, Emilio Tamayo fez a apresentação da proposta na UDABOL Santa Cruz para a abertura da Faculdade de medicina e enfermagem em San Matias, a mesma que foi aceita pelo Presidente da Universidade de Aquino Bolívia. Martin Dockweiler.
 
A reunião contou com a participação de San Matias (Lorena Julio e Celina Ramos), da Secretaria de Educação da Prefeitura de San Matias (Julio Vilar), do Presidente dos Vereadores de San Matías (Rodolfo Lopez) e da Vice-Reitora Acadêmica da UDABOL, Claudia Camacho
 
Buscando ofertar um número maior de vagas para os cursos de medicina e enfermagem, a UDABOL - Universidade de Aquino Bolívia prevê a inauguração de um pólo educacional na vizinha cidade de San Mathias, conforme anunciou o cônsul Emílio Tamayo a reportagem do Jornal Correio Cacerense.
 
De acordo com Tamayo, após 6 meses de trabalho em conjunto com a diretoria da Udabol em Santa Cruz de La Sierra e vereadores de San Mathias, o novo campus deverá estar autorizado para funcionamento a partir do próximo ano.
 
A instalação do novo Campos da UDABOL em San Matias está sendo estabelecida com todos os critérios junto ao MEC, visando a mesma qualidade educacional praticada nos campus da universidade em outras cidades da Bolívia.
 
A Universidade de Aquino Bolívia (Udabol) conta com campus nas maiores cidades bolivianas, Santa cruz de La Sierra, Cochabamba, La paz e Oruro, sendo que apenas no pólo de Santa Cruz, mais 6 mil brasileiros estudam medicina.
 
Na Bolívia, o curso de medicina compreende cinco anos normais e mais um de estágio (nove meses em hospital e três meses de serviço social em áreas rurais). Os alunos ainda podem se especializar nos últimos anos em temas como pediatria, ginecologia, medicina interna e cirurgia.
 
Como em alguns países do MERCOSUL, também na Bolívia não há vestibular para ingresso, nas universidades privadas. Concluso o curso, para revalidar o diploma, o caminho é procurar uma universidade pública que faça o processo de revalidação, fazer avaliação curricular e provas, ou a prova do Revalida. A Universidade de Aquino da Bolívia, UDABOL, foi fundada em 1995, através da Resolução Secretarial Nº 144, como Universidade Plena mediante, ratificada por Decreto Supremo 1076 de 28 de novembro de 2012.


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.


MIRASSOL D’OESTE

Vereadores do PL são intimados a votar pela derrubada da VI de R$ 4,4 mil: “atentado à moralidade”

A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.