Araputanga

Saúde alerta população para os cuidados contra picadas de animais peçonhentos


img

Após a comunicação por parte do Ministério da Saúde de que os antivenenos não serão distribuídos aos municípios devido a problemas no cronograma de entrega do imunobiológico por parte dos laboratórios, o gerente de Vigilância em Saúde de Araputanga, José Ricardo Ribeiro e a enfermeira Rafaela Trevisan, alertaram que as pessoas terão que ser mais cuidadosas. 

O alerta serve principalmente aqueles que costumam fazer trilhas ou passeios em lugares de mata e os trabalhadores da área rural, que ficam expostos às picadas, esclarecendo que neste mês de dezembro, o município não recebeu soro antiofídico e está com estoque zero.

Diante da falta dos Soros Antivenenos, a Vigilância em Saúde divulgou medidas preventivas para evitar acidentes com animais peçonhentos.

01 - Utilizar botas ao percorrer locais com mato e arbustos;

02 - Não colocar as mãos em tocas e lugares escuros onde a cobra possa se esconder;

03 - manter os terrenos próximos de sua moradia limpos, evitando ratos e animais que costumam atrair esses predadores;

04 - Trabalhadores rurais fazer uso de equipamentos de proteção individual, usando sempre botas de cano alto ou botinas com perneiras, bem como luvas de raspa de couro e mangas de proteção nas atividades que ofereçam riscos para os braços e mãos;

05 - Não deixe vãos ou frestas nas paredes das casas. vede todos os possíveis locais por onde passaria uma cobra. Coloque proteção no vão debaixo das portas como, por exemplo, sacos de areia. Coloque telas nas janelas;

06 -Ciclistas que fazem trilhas mantenha-se em alerta.

Foto: WEB/Divulgação


FUNDO SOCIAL 2026

Inscrições para o Fundo Social 2026 seguem abertas até 15 de setembro

Iniciativa do Sicredi já destinou R$ 6,6 milhões a 491 projetos e está com inscrições abertas para novas propostas por meio da plataforma Sicredi na Comunidade


ESPORTE E LAZER

Grande final da Copa Torcida 2026 movimenta Glória D’Oeste neste sábado

Decisão acontece a partir das 17h, no Campo Society Jeováh Calixto, com participação da Feira da Agricultura Familiar


BEM-ESTAR

Mulheres do PAIF participam de aula de Pilates ao ar livre em Indiavaí

Atividade promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social foi realizada no Parque Aquático Silvano e acompanhada pela fisioterapeuta Bruna Thaynara.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.