logo

MATO GROSSO

Secretário critica "afrouxamento" de medidas e prevê alto índice de contagio da Covid-19

Secretário critica " afrouxamento" em municípios e prevê contagio de 50% da população do Estado.


Por Max Aguiar | Olhar Direto

img

Foto: Victor Ostetti

"Pelo menos 50% da população será infectada com o novo coronavírus". A informação é do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, na manhã desta segunda-feira (13), durante coletiva, via redes sociais, à imprensa.


Gilberto avalia que a situação está sendo esperada devido ao crescimento dos números do novo coronavírus em todo o Brasil. Em Mato Grosso, pelo menos metade da população será infectada.


"Os números acompanham o que nossa equipe de estatística já informou. Porém, as medidas de flexibilização do isolamento social, em alguns municípios, vão contribuir para que haja aumento nos casos. Já está comprovado que as medidas de isolamento contribuem para o abrandamento nos casos. Mas liberar os comércios pode afetar nosso trabalho, sim", disse o secretário.


Medidas adotadas pelos prefeitos ainda são algo criticado por Gilberto, que alerta que muitos infectados não sabem disso porque não apresentam sintomas. "Mais de 50% da população será infectada. Muitos já estão e nem sabe porque estão sem os sintomas. E essas pessoas estão circulando e transferindo o vírus para mais pessoas. Por isso é necessário o isolamento social", ponderou.


Devido ao pico da doença ser esperada para o final de abril e começo do mês de maio, os casos devem aumentar consideravelmente e Gilberto afirma que o trabalho nesse momento é contra o relógio, pois a cada dia os números são maiores e a cada dia a necessidade de leitos é urgente.


Por último, Figueiredo, reforça o pedido para que as pessoas fiquem em casa para evitar o aumento dos casos. "Infelizmente, os casos irão aumentar. O pedido é para ficar em casa. Quando o povo volta para a rua, o número de ploriferação pode aumentar. E vai aumentar. Liberar circulação de pessoas com certeza vai causar um impacto nos hospitais e no número de pacientes", comentou Figueiredo. 


POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.