No momento em que profissionais da educação, pais e alunos da Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques iniciaram manifestações contra o fechamento da escola de ensino público, o secretário da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) se pronunciou sobre o assunto.
Questionado pelo deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), o secretário Alan Porto explicou que a unidade escolar não será fechada e continuará com as atividades dos anos iniciais com a gestão do município de Araputanga. “Quando a gente faz esse redimensionamento à gente bota todos os professores à disposição do município e coopera tecnicamente para que o município e os professores tenham condições de ficar na mesma escola”, informou.
Ao participar de Audiência Pública realizada pelos profissionais da educação, no dia 7 de dezembro de 2022, o prefeito Enilson de Araújo Rios (Solidariedade) informou sua contrariedade com a decisão do Governo do Estado ao negar ter assinado qualquer documento para a municipalização da unidade escolar.
>>> Matéria relacionada: Audiência Pública discute fechamento da Escola Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques em Araputanga
Em resposta a Moretto, o secretário de Estado de Educação informou que o prefeito concorda com a municipalização da escola. “O prefeito tá com a gente, apoia essa iniciativa e já concordou em fazer a administração dessa unidade”, afirmou Alan Porto em áudio encaminhado ao parlamentar.
Novas atividades
No dia 28 de novembro de 2022, o prefeito do município de Araputanga foi questionado sobre o assunto em um grupo de aplicativo de mensagens instantâneas — WhatsApp, nas mensagens o gestor se justificou dizendo que o prédio da Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques será do município e no local funcionarão as atividades da Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo.
Enilson Rios ressaltou ainda que o prédio da Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo será utilizado para outra finalidade.
Clique aqui e fique sempre informado com as principais notícias da região.
A empresa CGH SALOBA ENERGÉTICA SPE LTDA., inscrita no CNPJ nº 45.485.780/0001-45, torna público que recebeu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT, a Licença Prévia nº 319429/2025, para o empreendimento CGH SALOBA, localizado no rio Cabaçal, município de Reserva do Cabaçal – MT.
Sérgio Ricardo alertou que 35 municípios do Estado correm o risco de desaparecer.
Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.