No momento em que profissionais da educação, pais e alunos da Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques iniciaram manifestações contra o fechamento da escola de ensino público, o secretário da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) se pronunciou sobre o assunto.
Questionado pelo deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), o secretário Alan Porto explicou que a unidade escolar não será fechada e continuará com as atividades dos anos iniciais com a gestão do município de Araputanga. “Quando a gente faz esse redimensionamento à gente bota todos os professores à disposição do município e coopera tecnicamente para que o município e os professores tenham condições de ficar na mesma escola”, informou.
Ao participar de Audiência Pública realizada pelos profissionais da educação, no dia 7 de dezembro de 2022, o prefeito Enilson de Araújo Rios (Solidariedade) informou sua contrariedade com a decisão do Governo do Estado ao negar ter assinado qualquer documento para a municipalização da unidade escolar.
>>> Matéria relacionada: Audiência Pública discute fechamento da Escola Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques em Araputanga
Em resposta a Moretto, o secretário de Estado de Educação informou que o prefeito concorda com a municipalização da escola. “O prefeito tá com a gente, apoia essa iniciativa e já concordou em fazer a administração dessa unidade”, afirmou Alan Porto em áudio encaminhado ao parlamentar.
Novas atividades
No dia 28 de novembro de 2022, o prefeito do município de Araputanga foi questionado sobre o assunto em um grupo de aplicativo de mensagens instantâneas — WhatsApp, nas mensagens o gestor se justificou dizendo que o prédio da Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques será do município e no local funcionarão as atividades da Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo.
Enilson Rios ressaltou ainda que o prédio da Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo será utilizado para outra finalidade.
Clique aqui e fique sempre informado com as principais notícias da região.

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...
Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias
Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.