A noite de ontém (14/08) foi um marco na vida de estudantes dos municípios do Estado, que receberam o diploma de Técnico em Segurança do Trabalho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).
O técnico de Segurança do Trabalho é considerado um dos profissionais do futuro. Ele atua em todos os setores industriais, principalmente na prevenção de acidentes. Além disso, é o responsável por informar o empregador e os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, promovendo campanhas, cursos e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, como também ações de prevenção ao meio ambiente.
Além de executar inspeções, recomendações e, quando necessário, auditorias técnicas, este profissional deve realizar estudos, avaliações e inspeções das condições de trabalho, quanto aos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde. O técnico de Segurança no Trabalho também ministra treinamento teórico e prático sobre segurança, com o objetivo de manter os trabalhadores informados e treinados sobre os riscos, normas e procedimentos aplicáveis. A capacidade de liderança e boa comunicação estão entre as características principais deste profissional.
Para o gerente de Cáceres, Neilton Gomes da Silva, é um orgulho para o Senai-MT fazer parte da mudança na vida de cada concluinte. “Estamos contribuindo para o futuro não apenas destes jovens, mas de nosso Estado. São profissionais que farão a diferença no âmbito do desenvolvimento industrial e na qualidade de vida das pessoas”, pontua.
Dentre os formandos Ulisses Martins Ferreira do município de Araputanga, que concluiu o curso após longas idas e voltas entre Cáceres e Araputanga pelo período de dois anos, assim também fizeram os alunos do município de Mirassol D'Oeste, Lambarí'D'Oeste e Porto Esperidião.
Por: Redação com Assessoria
Foto: Gleiciane H. dos Regis
Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.
Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.
A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.