logo

Atualidades

Serra do Mangaval terá seis radares eletrônicos


Por Clarice Navarro


Em atendimento ao ofício 544 datado de 15 de julho de 2014, expedido pelo prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, o superintendente Regional do DNIT/MT, Luiz Antônio Ehret Garcia, confirmou na manhã desta quarta-feira,16, a instalação de seis redutores de velocidade (radares eletrônicos) na extensão da BR 070 que compreende a Serra do Mangaval, em Cáceres. O local é considerado perigoso e é palco de acidentes constantes, a maioria com vítimas fatais.

Segundo Luiz Antonio, está sendo feito o estudo para a definição dos pontos da serra onde serão instalados os redutores. “A intenção do DNIT não é multar, e sim coibir o excesso de velocidade de forma segura. Para isso, o equipamento deve ser instalado em local apropriado, onde o motorista possa ter visualização e tempo de reação para diminuir a velocidade com segurança, sem causar acidentes com freadas bruscas”.

Após o estudo, o processo será encaminhado na próxima semana para o DNIT em Brasília/DF, de onde é emitida a ordem de serviço. “Trabalhamos com a margem de tempo de 40 dias para ter os redutores instalados”-informou o superintendente do órgão em MT.

A medida atende o clamor popular e o pedido feito pelo prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, através de ofício pelo prefeito, onde ele expõe a situação e pede a instalação de radares. “O registro elevadíssimo de acidentes ao longo dos anos, e os acidentes ocorridos nos últimos 30 dias, de enormes proporções e repercussão nacional, ceifando vidas, deixando pessoas com traumas psicológicos e seqüelas físicas, por si justificariam nosso pedido. Mas há ainda a questão de danos materiais, as avarias causadas na própria rodovia, as perdas parciais ou totais de veículos e cargas, e ainda o custo ao Estado, desde o socorro e atendimento emergencial no local, como despesas hospitalares, pagamento de seguros,etc. O foco, porém, é salvar vidas”-informa o prefeito.

O acidente de grandes proporções que desencadeou o pedido de solução rápida ocorreu no dia 6 último, fato que envolveu 11 veículos, ceifou quatro vidas e deixou 16 feridos.

A Serra do Mangaval se inicia a 36 km de Cáceres,sentido Cuiabá, e tem três quilômetros de extensão. Apesar de ter pista em boas condições e a sinalização exigida, os redutores serão um recurso a mais, devido ao alto incidente de acidentes registrado ao longo dos anos.


Ascom/Clarice Navarro
Foto: arquivo


JUSTIÇA SEM FRONTEIRAS

Pensão por Morte é concedida a filha de ex moradora de Quatro Marcos após ajuda em mutirão

Por ser tratar de uma ação itinerante, o fluxo de análise dos processos é diferenciado.



TERRAS INDÍGENAS

Demarcação pode afetar Porto Esperidião e mais 21 municípios de Mato Grosso

Na região, além de Porto Esperidião, serão afetadas Conquista d’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.