logo

CULTURA

Setor cultural de Quatro Marcos já pode fazer cadastro para o Plano de Cultura

Artistas, empresários, espaços de eventos e trabalhadores da cultura em São José dos Quatro Marcos podem ser beneficiados com ações do setor público e privado, se estiverem cadastrados no banco de dados do município. O prazo vai até 15 de j


Por Assessoria | Luiz Carlos Bordin

img

Imagem ilustrativa (Foto: Banco de imagens freepik)

Com foco no atendimento da Lei nº 1173 de 29 de novembro de 2019, que instituiu o Sistema Municipal de Cultura de São José dos Quatro Marcos, o setor cultural está sendo convocado para um cadastramento efetivo, a fim de compor o Acervo dos Artistas da Cadeia Produtiva a fim de serem beneficiados com possíveis ações.

 

Este chamamento tem por objetivo criar um banco de dados, através do credenciamento de artistas, profissionais de arte e cultura e empresas do setor cultural, a fim de disponibilizá-los para processos de contratação artística em eventos realizados pelo município bem como para os eventos corporativos e privados no território municipal.

 

Uma vez cadastrados esses artistas, profissionais e empresas poderão participar dos processos de contratação, seja público ou privado, pois os eventos, os comércios e empresas locais terão esse banco de dados para buscar o atendimento das suas necessidades culturais.

 

A ficha de cadastramento está anexo a esta noticia e podem se cadastrar artistas individuais, duplas, trios, quartetos ou grupos na condição de pessoa física ou jurídica.

 

A ficha e seus anexos devem ser encaminhados para o email: cultura@saojosedosquatromarcos.mt.gov.br

 

Do Plano Municipal de Cultura

O cadastro servirá também para os artistas, os profissionais e as empresas do segmento cultural ter acesso a cursos, oficinas e capacitações nas áreas culturais.

 

A meta do Sistema Municipal de Cultura, através do seu Plano Municipal, é atingir 70% da classe artística local com conhecimentos profissionais para atuarem no mercado de trabalho dos segmentos culturais.

 

Para que o sistema cultural avance e beneficie o seu público é preciso realizar o diagnóstico da cadeia produtiva da cultura do município, mapeando artistas, empresas e produções locais conforme cada segmento.

 

Também está nas suas diretrizes estimular e apoiar a formalização e continuidade de Associações Culturais, Cooperativas, Negócios Criativos, Microempreendedores Individuais ligados ao segmento, como forma de ampliar e promover a profissionalização artística.

 

E, por fim, servirá também para fortalecer e apoiar as instituições e artistas locais para garantir o acesso de todos às políticas públicas de cultura.


Fichas cadastrais

Ficha Cadastral Artistas, Produtores e Trabalhadores
Ficha Cadastral Empresas e Espaços de Eventos Culturais


ARTIGO

Saúde emocional e ESG: Como os riscos psicossociais afetam pessoas e negócios

O sucesso corporativo, por muito tempo, foi medido apenas por lucros e resultados financeiros. Hoje, em um mercado que clama por transparência e responsabilidade, o conceito de sucesso se expandiu. A performance de uma empresa agora é inseparável de sua atuação nos pilares Ambiental, Social e de Governança (ESG). É justamente nesse contexto que a as atualizações da NR1 Norma Regulamentadora...


FLAGRANTE

Homem é preso em MT por agressão a mulher e porte ilegal de arma de fogo

Em meio a uma discussão, o suspeito teria empurrado a vítima contra uma pia, causando ferimentos, e a ameaçado com uma faca.


ABASTECIA 2 FACÇÕES

“Doutor”, advogado, é apontado como líder de esquema de R$ 100 milhões em drogas em MT

Um morador de Cáceres recebeu R$ 6 milhões em sua conta em 2024, o que chamou a atenção da polícia, já que ele trabalha perfurando poços e vive em uma casa humilde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.