logo

ATUALIDADES

Sicredi Biomas encerra o período assemblear de 2023 com mais de 18 mil participações

Número de associados que votaram nas propostas cresceu 62,8% em relação ao último ano.


Por Assessoria Sicredi

img

Foto: Assessoria Sicredi

A Sicredi Biomas encerrou no dia 23/3 o período assemblear de 2023, que contou com a participação de 18.954 associados votantes. O número de associados que votaram nas propostas foi 62,8% maior se comparado ao período assemblear de 20212. Em relação à base de associados, a Biomas também superou os números do ano anterior, chegando a 27,4% de participação.

 

Neste ano foram colocados para a votação dos associados as seguintes pautas: prestação de contas, balanço social, destinação de sobras do resultado obtido em 2022, distribuição de sobras, reforma e consolidação do Estatuto Social da Cooperativa e a eleição dos Coordenadores de Núcleos. Dentro das pautas havia sugestões dadas pelos associados durante o Bate-papo Cooperativo que foi realizado na primeira quinzena de fevereiro.

 

Em 2022 a Sicredi Biomas administrou mais de 1,4 bilhões de reais, emprestou mais de 1,7 bilhão de reais e apresentou mais de 262,6 milhões de reais em patrimônio líquido, tendo o resultado líquido de mais 48,3 milhões de reais. A primeira pauta apresentada, que foi a prestação de contas, foi aprovada com unanimidade entre os 58 núcleos da Sicredi Biomas. Na segunda proposta foi apresentado o balanço social do ano de 2022, que também foi aprovado com unanimidade.

 

Sobre a destinação dos resultados obtidos em 2022, o Conselho sugeriu que três propostas, sendo elas: 100% do valor seja destinado a Conta Capital com possibilidade de resgate até o dia 05/05/2023, 50% para Conta Capital + 50% para o Fundo de Reserva e 100% para a Conta Capital sem a possibilidade de resgate. Os associados votaram e elegeram a primeira opção, com a aprovação dos 58 núcleos da Biomas.

 

Sobre a distribuição de resultados o Conselho de Administração deu a seguinte sugestão: 60% para Investimentos, 10% Tarifas, 15% para Crédito e 15% para Produtos. A segunda proposta surgiu no Bate-papo Cooperativo, sendo: 60% para Investimentos, 10% para Tarifas, 15% para crédito e outros 15% para produtos.

 

Durante a votação as propostas empataram, tendo 29 núcleos favoráveis para cada proposta. Neste caso, a pauta foi levada a desempate durante a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária da Sicredi Biomas (AGEO) e desempatada seguindo os critérios de desempate da Cooperativa que é tempo de associação. Sendo assim, a proposta escolhida pelos associados foi:  No grupo Investimento: ?25% para Depósito à vista ?, 20% para Depósito a prazo? e 15% Poupança Sicredi?. No grupo de Tarifas 5% para cesta de relacionamento e ?5% para Boleto de cobrança. No grupo Crédito 15% em crédito comercial (consignado, financiamento, crédito pessoal etc.) e no grupo Produto 5% para Consórcio e ?10% para Cartão de crédito e Maquininha Sicredi.?

 

Também foi colocado para a votação dos associados durante as Assembleias de Núcleos 2023 a reforma e consolidação do Estatuto Social da Cooperativa, sendo aprovado por 94,83% dos associados. Além disso, durante a AGEO foi informada aos coordenadores de núcleos a alteração estatutária conforme a Lei n°5764.

Encerrando o período assemblear 2023, neste sábado foi realizada de forma presencial a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária da Sicredi Biomas, que contou com a participação de colaboradores, coordenadores de núcleo e conselheiros. O doutor em economia e economista-chefe do Sicredi, André Francisco Nunes, esteve presente na AGEO e palestrou sobre o cenário econômico e perspectivas de futuro.

 

O presidente da Sicredi Biomas, Eduardo Ferreira, afirmou estar muito satisfeito com a participação dos associados nesta etapa importante para a Cooperativa. “A Assembleia Sicredi Biomas é o momento de o associado participar ativamente das decisões da nossa Cooperativa e o resultado expressivo nos mostra que estamos no caminho certo de uma gestão mais participativa e sustentável”.

 

Para saber mais informações sobre a Sicredi Biomas, principais ações desenvolvidas durante o exercício de 2022 e as demonstrações financeiras, acesse o site https://www.sicredi.com.br/coop/biomas/documentos-e-relatorios/.

 

Sobre a Cooperativa
A Sicredi Biomas está atuando há 34 anos contribuindo com a qualidade de vida das pessoas e das comunidades. Tem área de atuação em 15 municípios de Mato Grosso, todos os 22 do Acre e mais 22 municípios do sul do Amazonas. Teve resultado financeiro em 2022 de mais de 48,3 milhões de reais e administra um montante de mais 1,4 bilhões de reais.

 

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,9 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.