Uma cooperativa é a junção de pessoas com os mesmos propósitos, que buscam suprir as necessidades econômicas e sociais. Deste modo, a cooperativa de crédito é uma organização econômica da sociedade e sua gestão é democrática. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre os associados, na mesma proporção de suas operações e serviços realizados.
Para garantir o sucesso e a perenidade de uma cooperativa, é fundamental a participação dos associados na sua gestão e no seu desenvolvimento. Acompanhar e fiscalizar as ações dos gestores, seja por meio da participação em reuniões e assembleias, seja por meio da atuação dos conselheiros de Administração e Fiscal e dos coordenadores de núcleo eleitos pelos associados, faz parte das boas práticas de governança, constituindo-se um direito e um dever do associado.
Deste modo, é interessante que todos conheçam a essência do cooperativismo e como funciona uma cooperativa. Para tanto, será realizado a partir do dia 16 de junho o primeiro módulo de formação de coordenadores, com o tema “A essência do Cooperativismo: governança cooperativa”, conforme programação abaixo.

Neste primeiro módulo, espera-se promover e oportunizar que os Coordenadores de Núcleo da Sicredi Noroeste MT e Acre possam ser capacitados e estimulados a pensar sobre novos caminhos e ideias no processo de alinhamento das estratégias e da gestão das cooperativas.
“Queremos colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, contribuindo para a promoção de uma visão real e integral e, portanto, mais sustentável.” destaca o assessor de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Noroeste MT e Acre, Eber Ostemberg.
Os coordenadores de núcleo foram eleitos pelos associados durante as reuniões e assembleias de núcleos realizadas entre janeiro e março de 2018.
Para o presidente interino da Cooperativa, Eduardo Ferreira, quanto mais capacitados os associados estiverem, melhor será a gestão da Cooperativa. “Queremos reforçar e promover os princípios do cooperativismo para que nossos coordenadores de núcleo possam contribuir para a melhoria da nossa cooperativa. Queremos fazer uma gestão compartilhada, para que juntos possamos ter bons resultados”.
Material seria usado na montagem de 15 cestas básicas destinadas a famílias ligadas a criminosos
o homem foi identificado como vizinho de infância da vítima.
Decisão atende pedido da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério Público de Mato Grosso
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.