A partir de segunda-feira (19) moradores de Mato Grosso poderão receber alerta de riscos de inundações, alagamentos, temporais e perigo de deslizamentos de terra através de sistema que manda mensagens de texto (SMS) de alerta para os celulares em caso de iminência de desastres naturais.
O sistema foi implantado no Brasil em outubro do ano passado, o serviço já está em vigor em nove estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e é coordenado pela Defesa Civil Nacional, o principal objetivo é de informar sobre os procedimentos de segurança a serem adotados em caso de desastres naturais.
Os interessados em receber alertas para a região onde reside, deverão receber um SMS solicitando o cadastramento do serviço. Para isso, basta responder informando o CEP (Código de Endereçamento Postal) da área para a qual deseja receber os avisos. O sistema permite cadastrar mais de um código postal.
Com as fortes chuvas os municípios de São José dos Quatro Marcos e Mirassol d’Oeste decretaram situações de emergência pelos estragos causados em diversas áreas, afetadas por inundações e danificações em pontes, estradas vicinais e residências urbanas. O prefeito de São José dos Quatro Marcos, professor Ronaldo Floreano dos Santos, decretou a situação no dia primeiro de fevereiro de 2018, o município de Mirassol d’Oeste já teve a situação reconhecida pelo governo federal.
Matéria relacionada:
Prefeitura decreta situação de emergência devido às fortes chuvas em Quatro Marcos.
Estragos causados por chuvas no município. (Foto: Prefeitura de Mirassol d'Oeste/Divulgação)
*Atualizada em 18 de fev. 2.018 às 22:54h
Estudantes de todo o Estado disputam as modalidades esportivas individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, a partir desta sexta-feira (18.7). O evento esportivo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (20), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões...
Iniciativa já impactou positivamente mais de 300 comunidades em Mato Grosso.
Ele está proibido de usar redes sociais e conversar com aliados
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.