logo

Mirassol D'Oeste

SOS: Prefeitura de Mirassol D Oeste pede Socorro


Por Assessoria de Imprensa

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) , Valdecir Luiz Colle, o Chiquinho do Posto ( PSD ) informou que mais de 75% dos 141 municípios do Estado de Mato Grosso  aderiram à paralisação das prefeituras nesta  última sexta-feira ( 11.04.2014) – e que o restante também apóia a campanha  do movimento Viva Seu Município.  “Hoje temos cerca de 100 municípios em situação caótica, que trabalham apenas para quitar a folha de pagamento. Por isso esse ato em todo o Brasil, que quer alertar o governo federal e sensibilizar o Congresso Nacional para mudar o Pacto Federativo [que estabelece a distribuição de impostos no país]”, pontou o presidente da AMM.
 
 
No Norte e Médio-Norte houve pouca adesão. Nas maiores cidades como Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum os trabalhos acontecem normalmente. De toda a arrecadação em impostos da União, 14% é distribuído aos municípios, 23% são destinados para os Estados e o governo federal fica com 63%. As autoridades falaram das dificuldades de angariar recursos junto à União para realizar projetos. “Todos os meses vamos até Brasília, com o pires na mão, implorando por parcerias e convênios. Temos os projetos prontos, aprovados, mas não conseguimos que nem 25% dos recursos destinados ao Estado cheguem”, disse Valdecir Colle.
 

A Prefeitura de Mirassol D´Oeste não se intimidou ao pedir SOCORRO  aos Governos Federal e Estadual por meio de suas faixas nesta paralisação, aliás, o prefeito de Mirassol D´Oeste, Elias Mendes Leal ( PSD ) destacou a necessidade urgente de mudanças na distribuição de recursos oriundos de impostos no Brasil. “Os municípios ficam com apenas 14% do total da arrecadação da União. Mas é aqui, no município, que os cidadãos vivem e querem ver os serviços públicos funcionando com qualidade. As perspectivas são nebulosas: se mudanças não forem feitas, daqui a alguns meses, muitos municípios estarão apenas administrando a folha de pagamento, sem ter recursos para investir em melhorias ou pagar serviços essenciais, como saúde e educação”, declarou Elias Leal.
 
 
O movimento nacional  “ Viva Seu Município “ reivindica do governo federal o resgate da saúde financeira das cidades brasileiras. " Penso que a paralisação em Mirassol D`Oeste alcançou o seu objetivo, não dá mais para levarmos de forma injusta a culpa por falta de recursos, o governo federal e estadual precisam olhar pra nós, municipios, com mais atenção e entender de uma vez por todas que  o movimento é para melhorar a vida das pessoas. Hoje a concentração dos recursos fica na mão do governo federal, mas os cidadãos moram nos municípios. Ter a maior parte do bolo é necessidade. Senão as prefeituras não vão fechar só um dia, vão fechar as portas para sempre”, argumenta o prefeito Elias Mendes Leal.
 
Assessoria

MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.