logo

Estadual

STF já revoga prisão de ex-deputado


Por Jacques Gosch/rdnews

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou, no início da noite desta quarta (1), a soltura imediata do ex-deputado estadual José Riva (PSD). A ordem de prisão, expedida pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, cumprida pelo Gaeco hoje pela manhã, vigorou por aproximadamente 13 horas. 

O pedido de revogação foi protocolado pelos advogados Rodrigo Mudrovistchi e Valber Mello por volta das 13h20 (horário de Brasília).

Às 16h foram juntados novos documentos à petição. O despacho de Gilmar Mendes foi divulgado somente às 19h. 

 "Ad referendum da Turma para determinar a suspensão da ordem de prisão decretada pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá/MT, na Representação Criminal 15072- 93.2015.8.11.0042", diz o despacho do ministro.

 Apesar da decisão, Riva deve deixar o Centro de Custódia de Cuiabá somente nesta quinta (2). Isso porque, a exemplo da semana passada, a juiza Selma Arruda precisa ser notificada para emitir o alvará de soltura.

Riva enfim vai para casa e defesa já avalia recorrer de tornozeleira - veja

 José Riva, que deixou a cadeia na semana passada após quatro meses de detenção, foi preso novamente na deflagração da Operação Ventríloquo. O ex-parlamentar é acusado de comandar suposto esquema que teria desviado cerca de R$ 10 milhões da Assembleia, via acordo judicial referente a dívida contraída com o banco HSBC ainda nos anos 90.

 Hoje pela manhã, a defesa considerou a prisão estarrecedora e desrespeitosa contra o réu, que cumpre medidas restritivas incluindo uso de tornozeleira. Após a vitória judicial, afirmou que o STF cumpre seu papel ao reestabelecer a justiça. 

 O ex-secretário-geral da Assembleia, Luiz Márcio Pommot, também preso sob suspeita de participação no esquema, deve continuar recolhido. Até o momento, seus  advogados não ingressaram com pedido de liberdade.


SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.