logo

Estadual

Taques manda equipe controlar com mão-de-ferro e “acertar o passo” para MT não sofrer com à crise


Por Ronaldo Pacheco/Olhardireto

O que era um cenário a ser analisado, se tornou realidade. E, diante de um quadro nacional e até mundial desfavorável e da expectativa de que 2015 seja difícil para a economia, o governador José Pedro Taques (PDT) decidiu manter o plano ‘A’ para enfrentar a situação.

O secretário de Fazenda, Paulo Ricardo Brustolin, passou boa parte da entrevista coletiva na última semana  explicando como o governo Pedro Taques vem se preparando para enfrentar a crise. Muitas ações são destinadas para buscar o aumento de arrecadação, como a criação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA). E, na outra ponta, a redução de despesas e a renegociação da dívida fundada superior R$ 6,5 bilhões.
 

Oriundo da iniciativa privada, o secretário garante que austeridade na aplicação dos recursos é o foco desta administração e sentou-se sobre o cofre. É certo que o governo está preocupado com inúmeros problemas, inclusive a dolarização de parte da dívida, todavia, crê haver condições de superar todos os desafios. 
 

“Temos um norte, e um timoneiro que é capacitado e forte. Eu acredito muito no governo Pedro Taques, por isso faço parte deste grande projeto”, avisou ele.

 
Paulo Ricardo Brustolin admite que a Mato Grosso deve sentir efeitos da oscilação mundial, por ter sua economia baseada no agronegócio. “A um curto espaço de tempo, a gente vê no horizonte um desaquecimento, principalmente das commodities. Portanto, um Estado agroexportador como Mato Grosso pode sentir os reflexos dessa mudança’, argumentou ele.
 

O titular da Sefaz lembra que o governo Taques atua fortemente em três frentes: aumentar receita, reduzir despesas e  repactuar as dívidas. “O governo está trabalhando em três grandes frentes. A primeira é a receita. Estamos trabalhando fortemente na avaliação de setor por setor da economia do Estado. Fazemos a cobrança dos impostos de forma justa, imparcial, para que o Estado tenha uma arrecadação adequada”, citou ele.
 

“O segundo grande pilar é o da redução das despesas operacionais do governo. Está em andamento um trabalho muito forte de revisão de contratos e de despesas em todas as secretarias, por ordem do governador”, apontou o coordenador da equipe econômica e do controlador do Tesouro do Estado.
 

“E o terceiro grande pilar é o da dívida pública. Hoje, Mato Grosso tem uma dívida de aproximadamente R$ 6,5 bilhões, parte dela em dólares, e estamos trabalhando para equalizar essa dívida, para que ela possa ser revista”, emendou Brutolin.
 

 No entanto, a determinação do governador é para economizar centavo por centavo e está sendo seguida. “O cidadão pode esperar uma aplicação muito equilibrada dos recursos públicos. Estamos trabalhando duro para isso, junto com a Secretaria de Planejamento. O grande desafio é o equilíbrio das contas públicas em Mato Grosso”, observou ele.

 

Mesmo sem citar nominalmente o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), ele criticou a herança deixada pelo antecessor de Taques. “Todos sabem que nós recebemos um saldo muito grande de restos a pagar da gestão passada. São compromissos assumidos com empresas e empresários e o governo terá uma política clara de pagamento desses restos a pagar”, completou Brustolin. 

 

Foto: FB Pedro Taques


ADOÇÃO LEGAL

Curso de preparação para adoção está com inscrições abertas em Mato Grosso

Em São José dos Quatro Marcos, as informações podem ser obtidas no Fórum da Comarca com a agente da Infância e Juventude, Sandra de Lima Longhi.


'DOZE ZERO'

Vacinação contra o sarampo é ampliada para todos os municípios de Mato Grosso

A 'Dose Zero' representa, portanto, uma proteção antecipada diante do atual cenário.


CADASTRO BIOMÉTRICO

Justiça Eleitoral Móvel atenderá moradores de Salto do Céu e de Rio Branco

Atendimentos começarão nesta quarta-feira (13), em Salto do Céu, e seguirão para Rio Branco, nos dias 14 e 15.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.