logo

Atualidades

Transexual ganha na Justiça direito de usar banheiro feminino


Por MidiaNews


A Justiça do Trabalho de Mato Grosso assegurou o direito de uma transgênero utilizar o banheiro feminino da empresa na qual trabalha, no interior de Mato Grosso.

O caso, considerado peculiar pelo Poder Judiciário, foi julgado por uma magistrada, que pediu para que seu nome e o nome das pessoas envolvidas não fossem divulgados.

O argumento utilizado pela juíza é o de proteção, principalmente da transgênero. A decisão é inédito no âmbito do Poder Judiciário.

Conforme o Tribunal Regional do Trabalho, o caso foi levado à Justiça por uma funcionária, que pedia indenização por estar tendo sua privacidade violada, ao ter que utilizar o mesmo banheiro que um homem “travestido” de mulher.

Em depoimento, a trabalhadora disse que “uma pessoa do sexo masculino, com nome feminino, utilizava o vestiário das mulheres”.

Em sua defesa, a empresa justificou que estava cumprindo as normas e que a funcionária estava cometendo crime de discriminação contra a colega transgênero.

Levando em consideração a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), sobre orientação sexual e os princípios de Yogyakarta, a magistrada proferiu sentença no sentido de avalizar a utilização do banheiro feminino pela transgênero.

Conforme a juíza, não seria “razoável que um trabalhador transgênero, com sentimentos e aparência femininos, fosse compelido a utilizar vestiário masculino”.

Banheiro privado

A possibilidade de utilização de um banheiro exclusivo para a transgênero também foi colocada na audiência.

Para a magistrada, no entanto, essa opção ressaltaria o preconceito e a discriminação.

Ainda, conforme a juíza, a medida adotada pela empresa foi correta.

Por fim, considerou que “as operárias não eram obrigadas a despir-se totalmente e as roupas íntimas se assemelham em geral às de banho, usadas em praias e piscina”.

O pedido de indenização da funcionária foi negado.

Por: MidiaNews
Foto: Web


ABASTECIA 2 FACÇÕES

“Doutor”, advogado, é apontado como líder de esquema de R$ 100 milhões em drogas em MT

Um morador de Cáceres recebeu R$ 6 milhões em sua conta em 2024, o que chamou a atenção da polícia, já que ele trabalha perfurando poços e vive em uma casa humilde.


PROTAGONISMO FEMININO

Negócios comandados por mulheres prosperam e ganham cada vez mais espaço no mundo empresarial

Por meio de soluções financeiras adequadas à sua realidade, elas contam com apoio do Sicredi para fortalecer e expandir as empresas, e gerar emprego e renda nas comunidades


CULTURA E LAZER

1ª Mostra Cultural do CRAS de Indiavaí acontece sexta-feira (5) na praça central

O evento reunirá apresentações artísticas, exposições artesanais e feira livre aberta ao público, a partir das 19h.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.