logo

Atualidades

TRE reverte indeferimento da candidatura de deputado e Airton Português vai a reeleição


Por Olhar Direto

O Tribunal Regional Eleitoral acatou o recurso da banca de defesa do deputado estadual Airton Rondina (PSD), o Português, e reverteu o indeferimento da candidatura a reeleição do peessedista. Inicialmente, a Corte havia enquadrado o peessedista como “Ficha Suja” devido à reprovação de contas de eleições passadas.

Português já havia alegado estar elegível, pois o Tribunal de Contas da União havia aberto recurso de admissibilidade. A assessoria do parlamentar enviou uma nota na qual comemora a decisão, principalmente por acabar com argumentos de fragilidade jurídica da candidatura, usados pelos adversários eleitorais.

Confira a íntegra da nota da assessoria:

Na sessão de hoje, 28/08, o Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso, mediante decisão unânime, reconheceu definitivamente que não há qualquer impeditivo contra a candidatura do Deputado Estadual Airton Português.

Segundo os advogados do deputado, Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch e Leandro Dias Porto Batista, da banca Mudrovitsch Advogados, o registro da candidatura foi definitivamente deferido nesta manhã, com o provimento de recurso interposto, no qual se demonstrou a impossibilidade de enquadramento do deputado nas hipóteses previstas na Lei Ficha Limpa.

Com isso, rejeitou-se parecer do Ministério Público Eleitoral que insistia na inelegibilidade, para atestar a atual condição de regularidade do deputado.

Com este resultado, a militância do deputado se encheu de ânimo e agora parte com tudo para consolidar a excelente posição conquistada nos corações e mentes do eleitorado.

O deputado Português entrou definitivamente na lista dos mais votados com chances reais de vitória e o que é melhor, totalmente dentro da legalidade, o que tira de vez qualquer fragilidade jurídica que alguns adversários tentaram usar para atrair o eleitor do deputado.


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.


POLÍTICA

Deputados aprovam proposta que dificulta aborto em crianças e adolescentes

A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.