A partir desta terça-feira (1º), todas as pessoas com mais de seis meses de idade poderão se vacinar contra a gripe em Mato Grosso, conforme anúncio feito pelo governo do estado. A ampliação do público ocorre devido à baixa procura dos grupos prioritários, que não atingiram a meta de cobertura vacinal.
A campanha começou em abril, voltada inicialmente a públicos prioritários e estratégicos, como idosos, gestantes, crianças, puérperas e pessoas em situação de rua. No entanto, a adesão foi abaixo do esperado.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), mais de 1,1 milhão de doses já foram distribuídas aos municípios, que são responsáveis pela organização da aplicação. Até o momento, apenas 536.414 doses foram aplicadas, o equivalente a uma cobertura de 36,2% entre os grupos prioritários, índice inferior à média nacional, que está em 42,1%.
A ampliação segue orientação do Ministério da Saúde, que autorizou a oferta para toda a população, desde que os municípios garantam estoque suficiente para os grupos prioritários.
De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso, 85,7% das vítimas não possuiam boletim de ocorrência.
“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.
A iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre como a regulação dos serviços de saneamento impacta diretamente na saúde pública, na preservação ambiental e no futuro das próximas gerações.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.