Operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Cáceres, Polícia Federal e Promotoria de Justiça de Rio Branco resultou na apreensão de dois veículos, sendo um Honda Civic e uma Eco Sport, em Rio Branco, após a deflagração da operação Esquema Novo, na manhã desta segunda (15).
De acordo com informações do Gaeco, os mandados foram cumpridos em uma revendedora de veículos em Rio Branco e nas residências do ex-prefeito da gestão anterior Antonio Xavier de Araujo, o Totonho. Também foi alvo da apreensão a esposa de um ex-secretário de Finanças, que já é falecido.
As investigações apontam para um suposto esquema de desvio de recursos do município com a utilização de “laranjas” e que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais.
O esquema criminoso contaria ainda com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra. A investigação aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade, de corrupção passiva ativa.
O RD News entrou em contato com ex-prefeito Totonho, mas não conseguiu retorno. O espaço segue aberto para manifestação do investigado.
Três pessoas foram indiciadas e devem responder pelos crimes de organização criminosa armada, homicídio qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual qualificada.
A 1ª sessão do ano ocorreu em 17 de fevereiro, quando os parlamentares aprovaram a concessão de verba indenizatória de 60% do salário mensal e reajuste superior a 75% no valor das diárias.
A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou nesta quarta-feira (2), em Cáceres, a Operação Falso Fidalgo, com o objetivo de combater a prática dos crimes de descaminho, contrabando e sonegação fiscal. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, direcionados às residências dos investigados e estabelecimentos comerciais. Além disso, foi autorizado o...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.