logo

Estadual

Veja quem são os secretários já escolhidos por Pedro Taques


Por MidiaNews

 O governador eleito Pedro Taques (PDT) praticamente concluiu uma das fases mais delicadas, e estratégicas, para o início de sua gestão: a escolha dos secretários de Estado e auxiliares do primeiro escalão (veja fotos abaixo).

Mantendo a coerência em relação a seu discurso de campanha, Taques priorizou o perfil técnico em detrimento do político. Quase a totalidade dos escolhidos nunca atuou politicamente.

Entre os nomes anunciados na semana que passou estão os promotores de Justiça Mauro Zaque e Ana Luíza Ávila Peterlini, para as Secretarias de Segurança Pública e Meio Ambiente, respectivamente. 

O arquiteto e urbanista Eduardo Chiletto, para a Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Regional. As pastas de Educação e Saúde serão ocupadas pelo ex-vereador por Cuiabá Permínio Pinto (PSDB) e pelo engenheiro sanitarista Marco Bertúlio, respectivamente. 

O empresário Eduardo Moura assumirá o Gabinete de Desenvolvimento Regional e Gustavo Oliveira será o chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos. Já a chefia de gabinete de Taques será ocupada José Arlindo. 

Também compõe o primeiro escalão, o coronel Antonio Ribeiro Leite, na Casa Militar, o coronel Zaqueu Barbosa, como comandante-geral da Polícia Militar e o novo procurador-geral do Estado será Patryck Ayala.

Anteriormente, Taques já havia anunciado o nome de cinco secretários.

São eles: o agrônomo Seneri Paludo para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o administrador Marcelo Duarte na a Infraestrutura, o economista Júlio Modesto para Administração, o advogado Marco Aurélio Marrafon para o Planejamento e o jornalista Jean Campos, para Comunicação, que deve se transformar em superintendência.

Saiba um pouco mais sobre os escolhidos:

Paulo Zamar Taques - Secretaria da Casa Civil - Cuiabano, advogado militante há 20 anos, graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso, conferencista, com especialização em Marketing Eleitoral e Marketing Político pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É diretor da ABCOP, Associação Brasileira de Consultores Políticos em Mato Grosso e representante da Sociedade Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores de Comunicação e Marketing Político – POLITICOM na região Centro-Oeste

Mauro Zaque - Secretaria de Segurança - Promotor de Justiça há 18 anos, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa do MPE-MT e especialista em Direito Penal. 

 

Jean Campos – Secretaria de Comunicação - Jornalista - Faculdade de Comunicação Social (UFMT), especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações (UNICEUB-DF), mestrando em Direito e Políticas Públicas (UNICEUB-DF). 

Permínio Pinto Filho - Secretaria de Educação - Engenheiro agrônomo formado pela Universidade do Paraná, empresário rural-pecuarista, secretário de Educação de Cuiabá (2011-2012), ex-vereador por Cuiabá e secretário de Agricultura e Abastecimento de Cuiabá.

Seneri Paludo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Graduado em Agronomia pela Universidade de Marília (Unimar) em 2001. Pós-graduado em Planejamento e Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e Economia (FAE) do Paraná. De 2008 a 2010 foi superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Exerceu os cargos de Diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato); Secretário Executivo do Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Centro-Oeste. Recentemente exerceu o cargo de Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, segundo cargo mais importante dentro da pasta.

Ana Luíza Ávila Peterlini - Secretaria de Meio Ambiente - Promotora de Justiça há 19 anos, atua no Núcleo de Defesa do Meio Ambiente e é especialista em Direitos Difusos e Coletivos. 

Julio Modesto – Secretaria de Administração - Graduado em administração, com experiência de 12 anos de trabalho no Banco Real, foi diretor financeiro e regional do grupo Kroton por mais 12 anos. Na campanha eleitoral de Pedro Taques, atuou no núcleo jurídico. 

 

Marcelo Duarte Monteiro - Secretaria de Infraestrutura e Logística - Graduado em Administração pela UFMT, Mestre em Economia Agrícola pela Lincoln University da Nova Zelândia e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou no cargo de Diretor Executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja). 

Marco Aurélio Bertúlio Neves - Secretaria de Saúde - Engenheiro Sanitarista, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Mestre em Avaliação de Políticas e Programas de Saúde. Servidor efetivo da Secretaria de Estado de Saúde de MT e Professor no Instituto de Saúde Coletiva da UFMT na área de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. Foi professor de pós graduação no Instituto Brasileiro de Pós Graduação da Faculdade Internacional de Curitiba e na Universidade de Cuiabá. Como docente da UFMT ministrou aulas para os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Saúde Coletiva.

Marco Aurélio Marrafon - Secretaria de Planejamento - Doutor e mestre em Direito do Estado pela UFPR, Presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional e também professor de Direito e Pensamento Político da UERJ. Trabalhou nos dois primeiros anos de mandato de Pedro Taques no Senado coordenando a área jurídica. 

 

Eduardo Chiletto - Secretaria de Cidades - Graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1988), mestrado em Física e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorando em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela USP (2010 - 2014). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano - Plano Diretor Participativo e Projetos da Edificação, atuando na área de Habitação de Interesse Social. Consultor no projeto "Banco de Experiências de Planos Diretores Participativos" do MCidades. Conselheiro Federal do CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

 

Eduardo Alves de Moura - Gabinete de Desenvolvimento Regional - Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é empresário e pecuarista. Trabalhou como diretor na Aprosoja e por 20 anos como sócio e diretor do Banco de Investimentos Garantia S.A.. Foi presidente da Associação Nacional de Confinadores (Assocon) e suplente de Deputado Federal pelo PPS.

Coronel Antonio Ribeiro Leite - Casa Militar - Formado pela Academia de Policia Militar do Barro Branco – SP. Foi comandante da academia de polícia militar Costa Verde de Mato Grosso e atualmente é Diretor de Inteligência da PM. Especializado em Segurança Pública e em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra.

Gustavo Pinto Coelho de Oliveira - Gabinete de Projetos Estratégicos – Engenheiro Civil, especializado em Geotecnia pela PUC/RJ e Administração de Empresas pela FIA/USP. Presidente do Conselho Econômico e Tributário da FIEMT e Conselheiro do SENAI como membro representante das Atividades Industriais.

 

José Arlindo de Oliveira Silva - Gabinete do Governo - Graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialista em Direito Público e Direito Processual Civil, é analista do Ministério Público Federal e Coordenador do Escritório de Apoio do Senador Pedro Taques em Mato Grosso. Foi servidor concursado do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região e Coordenador Jurídico do MPF/MT

Patryck de Araújo Ayala - Procuradoria-Geral do Estado - Procurador do Estado, doutor em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina com estágio de doutoramento junto à Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (PDEE/CAPES). Membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), professor de graduação e de mestrado em Direito da UFMT e foi coordenador adjunto do Programa de Mestrado em Direito Agroambiental da instituição.

 


CULTURA E LAZER

Indiavaí se prepara para a 1ª ExpoInd Fest 2025, de 2 a 4 de outubro

Em breve, a programação completa será divulgada com grandes novidades.


UNIDADES PENAIS

Governador Mauro Mendes assina decreto que regulamenta "mercadinhos" nos presídios de MT

Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (7)


IRREGULARIDADES

TCE vê superfaturamento e mantém suspenso pregão de R$ 109 mi de consórcio de municípios

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) manteve suspenso o Pregão Presencial 1/2024, realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, para contratação de serviços operacionais, administrativos e de apoio. A licitação tinha valor estimado de R$ 109 milhões. O Consórcio tem como integrantes os seguintes municípios: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste,...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.