O vereador Ziguilomar dos Santos Garcia (Guilo), do município de Reserva do Cabaçal, foi denunciado por orientar, ajudar e incitar a grilagem de terras no município de Araputanga.
A denúncia foi protocolada na Promotoria de Justiça da Comarca de Araputanga na segunda-feira, 29/01, assinada pelo prefeito de Reserva do Cabaçal Tarcísio Ferrari.
A denúncia foi oferecida por falta de decoro parlamentar, uma vez que o vereador, segundo relatado vem participando de reuniões com grupo de grileiros e incentivando a invasão de propriedades rurais de terceiros, localizada no município de Araputanga. Ele é apontado como financiador dos invasores, com valores financeiros, material de consumo tais como lona plástica e madeiras para a construção de barracos.
De acordo com o documento de protocolo nº 41/2018, existem fotos e áudios que comprovam a participação do parlamentar em reuniões, incentivando a invasão.
Por se tratar de grilagem e não de movimento organizado de sem terras, a denúncia foi apresentada ao Ministério Público com base legal no Regimento Interno da Câmara Municipal de Reserva do Cabaçal.
O vereador estaria infringindo direitos e deveres, não mantendo a ética e o decoro, praticando a preposição de vantagens indevidas e a prática de irregularidades graves no desempenho do mandato ou de encargos dele decorrente.
Foto: Reprodução Rede Social