logo

Regional

Vereadores da região participaram do Democracia Ativa em Cáceres


Por Assessoria

Cerca de 83 vereadores participaram nesta quarta-feira (22.03) do Programa Democracia Ativa. Desenvolvida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, a qualificação está em sua 2ª edição de 2017 e acontece no polo de Cáceres. O encontro com os parlamentares de 19 municípios da região ocorre num momento estratégico para o Legislativo municipal, que se renovou em quase 70% em todo o Estado. Além disso, neste início de mandato, os representantes têm a obrigação de discutir e elaborar o Plano Plurianual (PPA), que estará vigente nos próximos quatro anos de gestão.

Este instrumento garantido pela Constituição é fundamental para a sociedade porque é ele que define as políticas públicas com base nos compromissos firmados na eleição dos representantes. É o que afirma o conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro. Em sua palestra sobre Peças de Planejamento, o representante da instituição de controle externo situou os presentes sobre a responsabilidade que eles possuem no exercício de suas atribuições.
  
"Os vereadores têm duas missões regulares que são a de legislar para a população e a de exercer o controle externo do Executivo. Mas, além disso, têm outra missão, que é a de lidar com a própria administração pública. Por isso, hoje, apresentamos informações importantes sobre como as Peças de Planejamento influem para o destino do município", apontou. Apesar do intuito de qualificar os parlamentares municipais, o conselheiro substituto ressaltou que o principal ponto do Programa Democracia Ativa é o de ouvir as dúvidas dos vereadores e esclarecer possíveis impasses.
Além de orçamentos públicos, o dia de qualificação envolve o debate de assuntos atinentes ao bom funcionamento do Legislativo municipal, como o que trará a palestra "Gestão das Câmaras e os Direitos e Deveres dos vereadores", ministrada pelo secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE de Mato Grosso, Edicarlos Lima Silva. E, também, trouxe ao debate o tema "Proteção à Infância e Juventude", com palestra da juíza Edna Coutinho. 
Lucimar Paslandim
vereadora de Conquista d'Oeste
 Além de nos informar sobre nossas obrigações, conseguimos nos qualificar para ajudar a própria gestão do município. Esse evento aqui é muito importante por isso, principalmente para nós que começamos este ano"


As vereadoras de primeiro mandato da Câmara de Conquista d'Oeste, Lucimar Paslandim, Marlene Silva e Clenismar Arcanjo, participaram entusiasmadas do encontro e afirmaram se sentir mais seguras para o exercício de suas legislações depois do debate com o Tribunal de Contas.

"Além de nos informar sobre nossas obrigações, conseguimos nos qualificar para ajudar a própria gestão do município. Esse evento aqui é muito importante por isso, principalmente para nós que começamos este ano", afirmou Lucimar.
 Vereadoras do município de Conquista d'Oeste
Conquista d'Oeste vivencia um momento de renovação parlamentar e de grande representatividade feminina, tanto no Legislativo, quanto no Executivo.

Além das três vereadoras que estavam presentes no Democracia Ativa, foi eleita ao parlamento a vereadora Josiane Barros e à prefeitura Maria Lúcia Porto. Quatro mulheres em uma legislatura composta por um total de 9 vereadores.

"Sentimo-nos honradas de representar as mulheres de nosso município", ressaltou Clenismar. A vereadora Marlene Silva destacou que dentre as pautas que já estão sendo discutidas, consta a realização do 1º encontro da mulher rural, além da proposição de uma frente feminina no município para a discussão de políticas públicas voltadas a esta parte da sociedade.

Com igual empolgação em participar do encontro do TCE de Mato Grosso, mas já mais experiente à frente do Legislativo, o vereador de Vila Bela da Santíssima Trindade, Edcley Lopes Coelho, percorreu 300 km para chegar a Cáceres e foi um dos primeiros a se registrar no evento. Em seu 5º mandato, período dentre o qual já foi presidente da Câmara entre 2011 e 2012, ressaltou que sempre se tem o que aprender para a acompanhar as mudanças na Legislação. 
Edcley Lopes Coelho
Vereador de Vila Bela da Santíssima Trindade
 Acho que posso resumir a importância deste trabalho do TCE que se reflete na minha reeleição de quinto mandato. Essas informações me ajudaram muito, então é fundamental para fazer um trabalho de excelência e servir à população, tanto para os vereadores iniciantes, como veteranos"


"A informação é necessária para o crescimento dos vereadores e para nós fazermos um bom trabalho. Sempre que temos oportunidade, participamos dos eventos do TCE", confirmou.

O representante enalteceu o alto nível das qualificações e resumiu a influência destes anos de parceria com o Tribunal de Contas em sua reeleição.

"Acho que posso resumir a importância deste trabalho do TCE que se reflete na minha reeleição de quinto mandato. Essas informações me ajudaram muito, então é fundamental para fazer um trabalho de excelência e servir à população, tanto para os vereadores iniciantes, como veteranos", concluiu. 
 Domingos Oliveira, presidente da Câmara de Cáceres

Anfitrião do encontro, o presidente da Câmara de Cáceres, Domingos Oliveira, parabenizou o Tribunal de Contas por sua postura de orientação.

"Agradeço pela escolha de Cáceres como polo, porque esse encontro vai fortalecer muito os legisladores de nossa região. A gente com certeza vai aprender muito pelo trabalho que o TCE vem realizando. Antes vocês eram vistos só como punidores, as pernas tremiam. Mas hoje, além disso, percebemos o trabalho de orientação e para nós vereadores isso é muito bom. A população merece essa preparação para que desenvolvamos bem os trabalhos", assegurou.

Além de Cáceres, o programa Democracia Ativa reuniu 83 vereadores e cerca de 20 ouvintes de outros 18 municípios. Foram eles: Araputanga, Conquista d'Oeste, Curvelândia, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale do São Domingos e Vila Bela.

SEGURANÇA PÚBLICA

Novos delegados são designados para comandar delegacias no interior de Mato Grosso

Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.