Hoje, 27 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Psicólogo, homenagem prestada na data do aniversário da Lei 4119, do ano de 1962, primeiro dispositivo normativo destinado à regulamentação da profissão no Brasil. A Psicologia consolidou-se como ciência independente em 1879, época da fundação do Instituto de Psicologia em Leipzig (Alemanha) pelo professor Wilhelm Wundt.
A CLINFER – Clinica de Psicologia e Saúde de Araputanga parabeniza psicólogos pelo seu dia e aproveita para fazer uma análise do cenário estabelecido com a pandemia Covid-19 e da relevância do trabalho destes profissionais, em uma época singular da história humana.
O impacto produzido pelas primeiras notícias da disseminação do vírus em escala global caracterizou-se por uma combinação de surpresa e ansiedade. Surpresa diante da constatação de que não haveria meios imediatos para conter a doença, bem como pelo desenvolvimento de um cenário que parecia copiado de um roteiro cinematográfico. Ansiedade em razão da preocupação com a saúde pública, com o nível de resistência da economia mundial, o futuro, o sustento da família.
No auge da crise, medo e incerteza foram os sentimentos dominantes. As perspectivas existentes antes da pandemia foram substituídas pela sensação de falta de respostas e total insegurança quanto ao futuro. O receio de ser atingido pela tragédia e a dor dos que testemunharam o sofrimento das vítimas potencializaram a angústia. O confinamento pôs em causa as relações sociais, característica singular dos seres humanos. As divergências de opiniões sobre as formas de tratar o problema romperam ou estremeceram laços de amizade e familiares.
A evolução dos tratamentos e a descoberta de vacinas eficazes produziu um amálgama de euforia, esperança, negação e desconfiança. A sociedade, em momento de descompressão e ainda convalescente, vivencia uma mescla de retomada de antigos projetos e ajuste a novos parâmetros de vida e trabalho. Para muitos, momento de contabilizar os prejuízos da tragédia. Para outros, época de reflexão e de extrair as lições da crise.
A Organização Mundial da Saúde recomenda aos governos e instituições o reforço dos serviços destinados a cuidados com a saúde mental, notadamente por via digital, haja vista as cautelas ainda vigentes, a necessidade de maior alcance e a agilidade. A OMS sugere ainda atenção especial às famílias em condição de vulnerabilidade social, aos profissionais que desenvolvem atividades essenciais e trabalhadores que atuaram na primeira linha de combate à pandemia. A expectativa é de incremento dos recursos voltados ao acompanhamento não presencial, com estruturação de novos modelos de intervenção psicológica em cenários de crise. Incontestável que a saúde mental galgou posições na escala de prioridades de gestores públicos, empresários e cidadãos, e que as transformações nos métodos de trabalho advindas da crise estabelecerão novos parâmetros para o exercício da profissão.
Por tudo isso e muito mais a CLINFER parabeniza todos os psicólogos pelo seu dia. 27 de agosto – Dia do Psicólogo.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.