Foi realizando na última quarta-feira (20), no Salão de Eventos da APAE-ARA, a 30ª edição do Encontro das “Mulheres Rurais” de Araputanga, com a participação de mil mulheres de todas as comunidades rurais do município.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosianne Rios Reis Salomé disse que o evento é de grande importância para as mulheres rurais. “Elas se dedicam durante o ano para participarem desse encontro”, afirmou.
A secretária informou ainda que para participar do evento as mulheres rurais doam artesanatos confeccionados por elas, os quais são vendidos durante o encontro. “O ano passado nós fizemos um diferencial, investindo os recursos arrecadados com a venda dos artesanatos doados por elas, em cursos de qualificação ministrados nas comunidades”, disse.
A primeira-dama disse que o primeiro passo foi o levantamento do valor total das vendas. Em seguida, foram realizadas visitas às comunidades, onde foi feita uma pesquisa para definir a área de interesse das mulheres, afim de que os cursos ofertados, realmente fossem ao encontro da expectativa das futuras alunas. Durante as visitas, realizadas por Rosiane, juntamente com a Sandra da Empaer, foram identificadas ás áreas de interesse, e a partir daí, definido qual curso seria ofertado a cada comunidade.
Após a definição dos cursos, a contratação dos professores e a aquisição dos materiais, os cursos tiveram início, e ocorreram entre os meses de maio e agosto. Ao todo foram realizados 17 cursos, em 14 comunidades.
É importante ressaltar que, o valor arrecadado com a venda dos artesanatos não foi suficiente para executar todo o processo, sendo necessário o apoio da Prefeitura Municipal de Araputanga, que utilizou recursos próprios, e não mediu esforços para que os cursos fossem realizados e todos os objetivos fossem alcançados com êxito.
Um dos objetivos da Secretária Rosiane, é fortalecer e estruturar a cultura do artesanato no município, pois acredita que, além de poder ser uma fonte de renda importante para a família, a prática do artesanato também envolve satisfação pessoal e a autovalorização da mulher.
A secretária de Assistência Social agradeceu a dedicação das professoras Adiela, Sandra, Maria Claudeni e Diana, que com muito empenho, compartilharam seus conhecimentos e proporcionaram momentos de aprendizado para a confecção de lindos trabalhos. Agradeceu ainda, a cada uma das mulheres que, com muita disposição, participou e aprendeu uma nova atividade, garantindo investir novamente os recursos arrecadados este ano em cursos de qualificação profissional das mulheres rurais.

Fotos: Adevanir Martins
Deputada empenhou mais de R$ 25 milhões, mas pagamentos não chegaram a R$ 8 milhões.
Os mandados de busca e apreensão e de prisão foram expedidos para cumprimento nas cidades de Porto Esperidião e Glória D’Oeste.
Segundo o Tribunal Regional Federal, a ação comprometeria a uniformidade do Sistema Nacional de Trânsito.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.