logo

Araputanga

ADVOGADOS: UM DIA DE HOMENAGEM, UMA VIDA DE MISSÃO


No dia 11 de agosto de 1827, foram criados no Brasil os primeiros cursos de Direito, mais precisamente em São Paulo e Olinda, sendo esta a razão por que nesse dia, exatamente, se comemora o Dia do Advogado.

A profissão de advogado deve ser abraçada de forma apaixonada, seja percorrendo os corredores de fóruns e tribunais, seja representando os interesses dos mais nobres ou pobres cidadãos em algum lugar, mesmo que desprovido de qualquer vaidade, longe das mídias e da alta sociedade.

Advogar é um meio de realizar justiça, uma forma de lutar contra as desigualdades, em prol de uma comunidade mais justa e solidária, onde cada um seja respeitado em suas diferenças e tenha a chance de igual acesso às suas garantias fundamentais.

O papel do advogado vai muito mais além dos simples embates processuais ou das tribunas das Cortes de Justiça brasileiras. O advogado é, acima de tudo, um cidadão da República, por isso, cabe-lhe a essencial tarefa de defender a liberdade, a vida, a honra de todos os que o procuram, muitas vezes, como a única guarida. Esses bens não têm preço, e para defendê-los de qualquer ataque, o advogado há de recusar qualquer manobra desleal, uma vez que é seu dever dedicar-se à construção da justiça, da cidadania, da paz e da dignidade.

A luta pelo bem estar de todos exige uma atuação intransigente em favor das pessoas injustiçadas e que têm seus direitos violados e contra os que os violam. Um esforço contínuo pela redução dos arbítrios ainda existentes, para que cada cidadão tenha os seus direitos e garantias fundamentais assegurados. E isso, sem dúvida alguma, aquele que além da profissão, exerce-a como vocação, o faz com maestria, com destreza e competência.

Aprendamos, ainda mais, com lições adquiridas com grandes exemplos de cidadania, bem acima da nossa capacidade de seres humanos médios, aprendamos com Rui Barbosa, Pontes de Miranda e Miguel Reale a luta intransigente pela justiça.

É com a palavra – escrita ou falada – que se defendem clientes, mas, sobretudo, o ser humano sujeito da dor da injustiça. E, para tanto, um advogado, parafraseando Carlos Drummond de Andrade, há de ter uma voz, duas mãos e o sentimento do mundo; um sentimento capaz de o fazer sentir a dor do outro e com a mesmo vigor atenuá-la.

Parabéns advogadas e advogados; é o seu gesto pertinente e intencional que tem garantido um mundo com menos injustiças, com menos devaneios de poder e de arbitrariedades. Façam da causa dos injustiçados a causa de suas vidas, pois ainda que haja injustiça no mundo, quando o bem é feito a apenas um desses injustiçados, que recebe a graça da justiça, seu mundo terá um horizonte distinto de todos os outros.

Que Maria, Rainha da Paz a nossa advogada junto ao Pai, nos guie nos caminhos da justiça.

Parabéns!

 

Faculdade Católica Rainha da Paz
www.fcarp.edu.br

 


POLÍTICA

Única mulher no Legislativo, Janaina Riva está entre parlamentares que menos receberam emendas

Deputada empenhou mais de R$ 25 milhões, mas pagamentos não chegaram a R$ 8 milhões.


CONSELHO DE SENTENÇA

Polícia Civil deflagra operação após coação a jurados e suspensão de julgamento

Os mandados de busca e apreensão e de prisão foram expedidos para cumprimento nas cidades de Porto Esperidião e Glória D’Oeste.


HABILITAÇÃO

TRF suspende ação do Detran e mantém novas regras para CNH em MT

Segundo o Tribunal Regional Federal, a ação comprometeria a uniformidade do Sistema Nacional de Trânsito.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.