ACIMA DO LIMITE

Água que chega nas torneiras em Cáceres pode causar doenças crônicas, diz estudo

Levantamento divulgado aponta que há contaminação com produtos químicos e radioativos acima do limite de segurança


Por Davi Vittorazzi | MídiaNews

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens gettyimages)

A água da torneira que chega nas casas de Cuiabá e outras 17 cidades de Mato Grosso estão contaminadas com produtos químicos e radioativos acima do limite de segurança. É o que aponta um levantamento da ong Repórter Brasil divulgado nesta semana.

 

Conforme o estudo, as cidades com contaminação são Cuiabá, Alto Garças, Pedra Preta, Pontal do Araguaia, Primavera do Leste, Campo Verde, Cáceres, Tangará da Serra, Arenápolis, Paranatinga, Campinápolis, Sorriso, Comodoro, Sinop, Marcelândia, Guarantã do Norte, Confresa e Juína.

 

As informações são resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde.

 

Os testes são feitos após o tratamento e a maioria dessas substâncias não pode ser removida por filtros ou fervendo a água.

 

No Brasil, os testes mostraram que a contaminação está presente na água da torneira de 763 cidades. Os testes foram realizados entre os anos de 2018 e 2020.

 

As substâncias químicas e radioativas foram encontradas acima do limite em um de cada quatro municípios que fizeram os testes.

 

Substâncias encontradas

As cidades de Mato Grosso apontadas têm a água contaminada por substâncias com os maiores riscos de gerar doenças crônicas, como câncer, e substâncias que também geram outros riscos à saúde.

 

Na água da Capital, os testes indicaram a existência de nitrato. O elemento é classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde.

 

“O nitrato e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores”, mostra o levantamento.

 

Além do nitrato, nas outras 17 cidades de Mato Grosso foram encontrados elementos como chumbo e selênio, mercúrio, arsênio, lindano e benzo[a]pireno, cloreto de vinila, urânio, níquel, trihalometanos e outros.

 

O Repórter Brasil elaborou um mapa interativo que é possível identificar as cidades e as substâncias encontradas nos testes. Há também a descrição dos danos causados pelos elementos.

 

Confira o mapaAQUI

 

Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


PONTES E LACERDA

Diretora denuncia suposto assédio moral em escola estadual e cobra providências da Seduc-MT

Denúncia aponta que a conduta de coordenadora tem prejudicado o funcionamento da unidade escolar; Secretaria de Estado de Educação ainda não se manifestou sobre o caso.


TRADIÇÃO E CULTURA

30ª Festa do Peão de Figueirópolis d'Oeste reúne três dias de rodeio e grandes shows nacionais

Evento acontece de 23 a 25 de julho e terá apresentações de Naiara Azevedo, Renan & Ray, Banda Novo Forró, Wender & Falcão e Thiaguinho Esquenta.


POLÍCIA

PF apura suspeita de tráfico internacional após avião com dois mortos e cocaína ser encontrado em Reserva do Cabaçal

A Polícia Federal (PF) acompanha as investigações sobre um avião encontrado com dois corpos e aproximadamente 120 quilos de cloridrato de cocaína entre as comunidades Jiboia e Lajeado, na zona rural de Reserva do Cabaçal, a 397 km de Cuiabá. A aeronave foi localizada na segunda-feira (13). Os corpos estavam em avançado estado de decomposição e, por isso, ainda não foi...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.