Alunos do 9º ano da Escola João Sato, em Araputanga, criaram uma ONG fictícia e estão colocando em prática ações solidárias. A iniciativa faz parte da disciplina de Protagonismo, que tem como objetivo estimular a consciência de que os estudantes podem ser protagonistas na transformação social e no próprio aprendizado.
No primeiro semestre deste ano, os alunos realizaram uma rifa e arrecadaram R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais), valor doado ao Asilo de Jauru. Já no segundo semestre, promovem uma nova rifa, cuja arrecadação será destinada ao Hospital de Câncer de Cuiabá.

“Pessoas bem-informadas têm mais condições de atuar na vida política e social, impulsionando mudanças positivas em suas comunidades. A educação é, portanto, uma ferramenta poderosa para a redução das desigualdades sociais e econômicas, permitindo a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva”, destacou a professora Vanusa Xavier, responsável pela disciplina.
Segundo ela, a educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social. Além de capacitar os indivíduos com competências cognitivas, emocionais e sociais, também contribui para a construção de uma identidade sólida e de uma vida mais equilibrada.
A professora ressalta ainda que cidadãos bem-educados têm maiores chances de conquistar empregos dignos, com melhores remunerações e condições de trabalho, garantindo autonomia financeira e estabilidade para suas famílias.
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186. As doações ajudarão a custear medicamentos, exames, cirurgias, alimentação e o acolhimento de pacientes atendidos pelo Hospital de Câncer.
Todos os dias, centenas de pessoas enfrentam a batalha contra o câncer com coragem e esperança. Com a contribuição da comunidade, os alunos da Escola João Sato acreditam que é possível fortalecer essa luta e multiplicar gestos de solidariedade.
A entrega do valor arrecadado será realizada no dia 6 de setembro de 2025, com a presença da turma do 9º Ano B e da professora Vanusa.
“Junte-se a nós nessa corrente do bem. Doe e ajude o Hospital de Câncer a continuar salvando vidas”, reforça a campanha.

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...
Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias
Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.