logo

MATO GROSSO

Aprovada PEC que aumenta de 25% para 35% repasse de ICMS aos municípios


Por Redação Popular Online com GD/MT

img

foto: freepik.

Os deputados estaduais aprovaram em 2ª votação o Projeto de Emenda Constitucional 19, que aumenta o repasse de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e nas prestações de Serviços) de 25% para 35% para os municípios mato-grossenses. A proposta foi apresentada no ano passado pelo deputado suplente Henrique Lopes (PT).  


Conforme a proposta, o governo do Estado deixará de ficar com 75% para 65% de tudo que for arrecado de ICMS.  " Até 35% (trinta e cinco por cento), de acordo com o que dispuser lei estadual, observada, obrigatoriamente, a distribuição de, no mínimo, 10 (dez) pontos percentuais com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerado o nível socioeconômico dos educandos", diz trecho da PEC aprovada.  

 

Leia também - TCE libera gestores pagarem adicionais e indenizações para professores

 

A mudança acontece após a publicação da Emenda Constitucional 108/2020 pelo Congresso Nacional. Esse percentual (25%) deverá ser distribuído aos municípios na seguinte proporção: 65%, no mínimo, na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, realizadas em seus territórios; e até 35%, de acordo com o que dispuser lei estadual.  

 

“A finalidade clara da alteração é incentivar investimentos em educação, melhorar os indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e redução das desigualdades”, diz trecho da justificativa.


Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


MIRASSOL D’OESTE

Vereadores do PL são intimados a votar pela derrubada da VI de R$ 4,4 mil: “atentado à moralidade”

A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.


GUERRA CONTRA O TRÁFICO

Em 10 anos, apreensões de drogas aumentaram 646% em Mato Grosso, diz Sesp

Volume de entorpecentes retirado de circulação saltou de 2,6 toneladas no primeiro semestre de 2015 para 19,6 toneladas no primeiro semestre de 2025


SAÚDE PÚBLICA

Prefeitura de Lambari d'Oeste irá construir nova unidade de saúde

"São os impostos que vocês pagam, que estamos revertendo em obras para o povo lambariense", disse o prefeito Marcelinho da Bem Star.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.