logo

DIREITOS

Araputanga realizada VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O objetivo geral é promover ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19.


Por Assessoria | PMA

img

freepik

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araputanga (CMDCA) realizará no dia 25 de novembro a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das 7h às 17h.

 

O objetivo geral da Conferência é promover ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

 

Os eixos que serão debatidos?

O tema central da conferência é “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade” e será apresentado em palestra magna proferida pela Professora Edna Soares da Silva, do curso de Direito da Faculdade Católica Rainha da Paz.

 

Em outro momento os participantes serão divididos em grupos de trabalho que discutirão os seguintes eixos:

Eixo 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós- pandemia.

Eixo 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19.

Eixo 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia.

Eixo 4: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.

Eixo 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia da Covid-19.

 

Escolha de representantes e propostas:

A conferência Municipal deverá definir propostas a serem enviadas para a XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que ocorrerá em Cuiabá no mês de julho de 2023. Além das propostas na conferência municipal serão eleitos 05 (cinco) delegados e delegadas para a etapa estadual, devendo ser 02 membros do CMDCA(Governamental e Sociedade Civil), 01 do Conselho Tutelar e 02 Adolescentes OU Crianças.

 

Período e procedimento para inscrição?

A participação na Conferência é aberta a comunidade interessada. Contudo, determinadas representações governamentais e da sociedade civil participam na qualidade de delegado com direito a voz e voto. Estas representações estão sendo diretamente convidadas e deverão confirmar sua inscrição até 21 de novembro.

 


ESCONDEU NA BOLSA

Vereadora de Vale de São Domingos é presa após ser flagrada furtando roupas em Pontes e Lacerda; vídeo

A parlamentar foi eleita pelo partido do atual prefeito nas eleições municipais do ano passado.


ESCÂNDALO

TCE suspende contrato de R$ 109 milhões de Consórcio com empresa suspeita de favorecimento

Integram o consórcio os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia e outros 11 da região.


JUSTIÇA ELEITORAL

Unidade móvel da Justiça Eleitoral em MT atenderá eleitores de Cáceres e Mirassol d’Oeste

O atendimento começou por Cuiabá e Várzea Grande e seguirá até o dia 22 de julho.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.