“NA CONTRAMÃO”

Araputanga reduz carga horária de atendimento psicológico em mês de prevenção ao suicídio

“Em pleno Setembro Amarelo cortaram o atendimento do psicólogo e diz-se uma gestão humanizada”, relatou um cidadão.


Por Redação Popular Online

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Setembro Amarelo: No mês em que se celebra oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá) vai “na contramão” da campanha que visa conscientizar as pessoas sobre o assunto.

 

“Em pleno Setembro Amarelo cortaram o atendimento do psicólogo e diz-se uma gestão humanizada”, relatou um cidadão ao demonstrar indignação com a redução do horário de atendimento ao público na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR). 

 

Conforme informações, a Prefeitura de Araputanga revogou a Gratificação de Regime Integral (GRI) ao psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde, reduzindo os atendimentos ao público na UDR.

Leia mais: Araputanga corta pagamento de gratificações a servidores da Unidade Descentralizada de Reabilitação.

Nos últimos meses, em Araputanga, casos de suicídios foram cometidos por um idoso, de 92 anos, e duas jovens que ocupavam cargos de monitoras de creche na Secretaria de Educação da prefeitura do município.

 

Estudos apontam que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, principalmente a depressão e transtorno bipolar. Contudo, vários fatores podem impedir a detecção precoce e, consequentemente, a prevenção do suicídio, por esse motivo é importante que a ajuda seja buscada em um profissional da área da psicologia.

 

Além do psicólogo, a medida adotada pela Prefeitura de Araputanga foi estendida a todos os profissionais que possuem Gratificação de Regime Integral lotados na Unidade Descentralizada de Reabilitação.

 

“Espero que volte ao normal, dependo de tratamento contra depressão e só tenho gratidão pelos profissionais da Unidade”, comentou uma usuária da UDR.


POLÍCIA

Recém-nascida com cordão umbilical é encontrada morta no lixo de condomínio em Mato Grosso

O feto possuía algumas lesões aparentes, entre elas uma luxação em um dos braços e uma má-formação na região da cabeça.


WYCUP 2026

Jovens associados do Sicredi são premiados no maior evento de cooperativismo de crédito do mundo em 2026

A premiação, promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), destaca anualmente lideranças com potencial de impacto no setor


COMPRA MEDICAMENTOS

TCE mantém suspensa licitação de R$ 22,5 milhões em Porto Esperidião

Conselheiro rejeitou pedido do prefeito de Porto Esperidião para suspender a decisão

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.