logo

“NA CONTRAMÃO”

Araputanga reduz carga horária de atendimento psicológico em mês de prevenção ao suicídio

“Em pleno Setembro Amarelo cortaram o atendimento do psicólogo e diz-se uma gestão humanizada”, relatou um cidadão.


Por Redação Popular Online

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Setembro Amarelo: No mês em que se celebra oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá) vai “na contramão” da campanha que visa conscientizar as pessoas sobre o assunto.

 

“Em pleno Setembro Amarelo cortaram o atendimento do psicólogo e diz-se uma gestão humanizada”, relatou um cidadão ao demonstrar indignação com a redução do horário de atendimento ao público na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR). 

 

Conforme informações, a Prefeitura de Araputanga revogou a Gratificação de Regime Integral (GRI) ao psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde, reduzindo os atendimentos ao público na UDR.

Leia mais: Araputanga corta pagamento de gratificações a servidores da Unidade Descentralizada de Reabilitação.

Nos últimos meses, em Araputanga, casos de suicídios foram cometidos por um idoso, de 92 anos, e duas jovens que ocupavam cargos de monitoras de creche na Secretaria de Educação da prefeitura do município.

 

Estudos apontam que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, principalmente a depressão e transtorno bipolar. Contudo, vários fatores podem impedir a detecção precoce e, consequentemente, a prevenção do suicídio, por esse motivo é importante que a ajuda seja buscada em um profissional da área da psicologia.

 

Além do psicólogo, a medida adotada pela Prefeitura de Araputanga foi estendida a todos os profissionais que possuem Gratificação de Regime Integral lotados na Unidade Descentralizada de Reabilitação.

 

“Espero que volte ao normal, dependo de tratamento contra depressão e só tenho gratidão pelos profissionais da Unidade”, comentou uma usuária da UDR.


DESESPERO E PERSEGUIÇÃO

Ulisses Ferreira é denunciado por divulgar a criação do SMAF em Araputanga; juiz não vê irregularidade e arquiva a ação

Ao analisar a denúncia, o juiz eleitoral não vê irregularidade na notícia em que Ulisses Ferreira votou favoravelmente à doação de área para ações de equoterapia e à criação do Serviço Municipal de Acolhimento Familiar (SMAF).



INDIAVAÍ

Independência do Brasil será celebrada com Ato Cívico, apresentações escolares e desfile com a Banda do Exército Brasileiro

O evento será realizado na próxima terça-feira, 10 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica Arthur Mezanini a partir das 07h

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.