logo

“NA CONTRAMÃO”

Araputanga reduz carga horária de atendimento psicológico em mês de prevenção ao suicídio

“Em pleno Setembro Amarelo cortaram o atendimento do psicólogo e diz-se uma gestão humanizada”, relatou um cidadão.


Por Redação Popular Online

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Setembro Amarelo: No mês em que se celebra oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá) vai “na contramão” da campanha que visa conscientizar as pessoas sobre o assunto.

 

“Em pleno Setembro Amarelo cortaram o atendimento do psicólogo e diz-se uma gestão humanizada”, relatou um cidadão ao demonstrar indignação com a redução do horário de atendimento ao público na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR). 

 

Conforme informações, a Prefeitura de Araputanga revogou a Gratificação de Regime Integral (GRI) ao psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde, reduzindo os atendimentos ao público na UDR.

Leia mais: Araputanga corta pagamento de gratificações a servidores da Unidade Descentralizada de Reabilitação.

Nos últimos meses, em Araputanga, casos de suicídios foram cometidos por um idoso, de 92 anos, e duas jovens que ocupavam cargos de monitoras de creche na Secretaria de Educação da prefeitura do município.

 

Estudos apontam que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, principalmente a depressão e transtorno bipolar. Contudo, vários fatores podem impedir a detecção precoce e, consequentemente, a prevenção do suicídio, por esse motivo é importante que a ajuda seja buscada em um profissional da área da psicologia.

 

Além do psicólogo, a medida adotada pela Prefeitura de Araputanga foi estendida a todos os profissionais que possuem Gratificação de Regime Integral lotados na Unidade Descentralizada de Reabilitação.

 

“Espero que volte ao normal, dependo de tratamento contra depressão e só tenho gratidão pelos profissionais da Unidade”, comentou uma usuária da UDR.


DADOS DO IBGE

População brasileira chega a 213,4 milhões em julho; Mato Grosso tem 3,9 milhões

A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.


INCLUSÃO

Conheça os benefícios do INSS para pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Saiba como acessar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as aposentadorias especiais garantidas por lei


R$ 7,6 BILHÕES

Megaoperação mira esquema bilionário do PCC no setor de combustíveis; cinco são presos em MT

Cinco pessoas de Mato Grosso foram alvos da megaoperação nacional que mira um esquema bilionário no setor de combustíveis comandado por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), nesta quinta-feira (28). Entre os alvos estão: duas pessoas de Rondonópolis, uma de Primavera do Leste, uma de Feliz Natal e uma em Diamantino. A operação cumpre mandados de busca, apreensão...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.