logo

RECOMENDAÇÃO

Associação Mato-grossense dos Municípios reforça para que festas carnavalescas não sejam realizadas


Por Assessoria | AMM

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Considerando as novas confirmações de casos de Covid-19  e da gripe Influenza em Mato Grosso, a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, está reforçando a recomendação para que os prefeitos não realizem as festividades de Carnaval no próximo mês. Comunicado encaminhado nesta quinta-feira (6) aos gestores reitera a orientação enviada em novembro passado, quando a instituição alertou sobre os riscos das aglomerações nas festas de final de ano e também no Carnaval.


O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que os recentes registros de contaminação por Covid-19 e gripe, simultaneamente, em uma mesma pessoa, também está colocando a comunidade médica e toda a sociedade em estado de alerta. “Após as festas de final de ano foram registrados dezenas de casos de síndrome respiratória aguda grave, muitos ocasionados pelos quadros de Covid e Influenza. Sendo assim, qualquer tipo de aglomeração neste momento pode ocasionar uma situação de nova calamidade no país, que já se encontra diante de um surto  de  gripe  e  do  avanço  da  variante  Ômicron  do coronavírus”, assinalou, ponderando que o momento é de prudência para evitar novas contaminações.


No comunicado aos prefeitos, a AMM informa que a Secretaria  Municipal  de Saúde de Cuiabá  -  SMS, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou no dia 05 de janeiro, o primeiro óbito de paciente residente  na capital  por  Influenza  A  H3N2. Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (05.01), 559.839 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.071 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Leia também — Aumentos de casos ativos para Covid são detectados em núcleos familiares em Araputanga

A AMM ressalta que é extremamente necessário que os gestores e  técnicos  municipais  estejam  sempre  atualizados  e  trabalhando em  consonância,  seguindo  as  orientações  não  só  governamentais como  da Organização Mundial de Saúde - OMS,  para  melhor  orientar  a  prevenção  e  cuidado  da população,  uma  vez  que  a capacidade  de  propagação  das contaminações  é  considerada  rápida,  o  que exige  maior  atenção  para  a  notificação,  confirmação  e  a intervenção oportuna dos casos.


O presidente da AMM ressalta que a decisão em cancelar o Carnaval e outros tipos de eventos que gerem aglomeração é do prefeito, mas que é importante os gestores avaliarem bem as recomendações das autoridades em saúde e os levantamentos técnicos que indicam aumento de casos e risco de agravamento da emergência sanitária.


Dede o início da pandemia, no começo de 2020, a AMM vem orientando os gestores sobre medidas restritivas, de biossegurança, prestação de contas sobre a aplicação dos recursos recebidos, além de realizar várias reuniões por videoconferência para orientar os gestores sobre temas relacionados ao enfrentamento da crise sanitária.


Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


SELETIVO

Prefeitura lança edital para processo seletivo na saúde de Cáceres

A prefeitura de Cáceres lançou nesta quinta(27), um edital de processo seletivo para análise curricular para cadastro reserva para as vagas de técnico de enfermagem, enfermeiro e médico para trabalhar no município. As inscrições começam no dia 14 de fevereiro e vão até dia 22 de fevereiro e deverá ser feito online. O resultado sairá no dia 14 de março. A...


LETÍFERO

Armas, munições e acessórios são aprendidos com alvos de operação que apura homicídios em Pontes e Lacerda

Três pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma e munições de uso restrito


REDE ESTADUAL

Alunos terão aulas de inglês a partir do 1º ano do ensino fundamental em escolas públicas de MT

Cerca de mil professores serão beneficiados com formação continuada e, a partir da próxima semana, receberão notificação por e-mail com instruções para uso da ferramenta digital

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.