logo

Indiavaí

Autoridades de Indiavaí se unem para combater o zika vírus, dengue e chikungunya


Por Ferreira Júnior - Popular Online

Preocupados diante da circulação do zika vírus – transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, assim como a dengue e o chikungunya – que diz respeito à possível associação do vírus com os casos de microcefalia em bebês, a Prefeitura Municipal de Indiavaí, a Câmara de Vereadores e instituições assinaram termo de compromisso, unindo esforços para enfrentar o mosquito Aedes Aegypti. 

Através de um decreto assinado pelo prefeito Valteir Quirino dos Santos, se uniram as secretarias de Saúde, Educação, Obras e Assistência e Desenvolvimento Social que, em parceria com a Câmara de Vereadores, criaram uma frente de combate e controle da doença. “Juntos vamos enfrentar esse problema que vem se tornando uma preocupação muito grande para nós, gestores públicos", disse o prefeito.

A Campanha de Enfrentamento do Mosquito Aedes Aegypti e conscientização da população foi lançada na noite de terça-feira (01), no espaço de eventos do Centro de Referência de Assistência Social durante a apresentação da 2ª Edição de Música da Banda CRAS de Indiavaí, que contou com grande participação popular.

O evento foi iniciado com a presença das autoridades que assinaram o "Termo de Compromisso" e breve palestra ministrada pelo médico Álvaro Marcone sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e a importância de todos se unirem na luta contra a dengue. Ele observou que todos estamos acompanhando o noticiário, novas doenças  estão tirando o sono dos brasileiros e principalmente das gestantes ao destacar como de fundamental importância o lançamento da campanha. "Está de parabéns a sensibilidade do prefeito em poder agregar as secretarias e promover um trabalho de equipe", afirmou.

O profissional de saúde fez uma alerta às mulheres quanto a protelação momentânea de gravidez, bem como as gestantes quanto aos cuidados que devem ter diante da associação do zika vírus com os casos de microcefalia em bebês.

"Tendo oportunidade de consultar uma jovem recém casada ou que pretende engravidar, temos recebido orientação do próprio Ministério da Saúde de fazer protelar essa gestação numa forma de ação preventiva", disse que a fase mais crítica em relação a microcefalia são os primeiros dois meses de gestação. “As que já estão grávidas devem fazer a proteção devida, usando roupa de manga cumprida, calça, meia, repelente, evitando também tomar bebidas alcoólicas e acetilsalicílico (AS)".

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social destacou a importância da união de todos contra a dengue. "Eu acredito que com essa campanha vamos ter um belíssimo resultado", afirmou Vilma Aparecida Quirino dos Santos.


CHUVA INTENSA

Prefeitura de Rio Branco decreta situação de emergência e calamidade pública após alagamentos

O Decreto vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.


EDUCAÇÃO

Inscrições para o Sisu começam a partir de sexta-feira

O prazo final para se inscrever é 21 de janeiro.


MONITORAMENTO

Receita Federal esclarece que a fiscalização do PIX não afetará autônomos

Nada mudará também para quem compartilha cartão de crédito.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.