logo

ESTADO DE ALERTA

Cáceres registra denúncia da entrada de Boliviano com caso suspeito de varíola de macacos na cidade

Conforme a Secretaria de Saúde, houve uma denúncia informal de uma pessoa com o braço com lesões características da doença


Por Redação Popular Online com G1/MT

img

imagem REUTERS

O Município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, registrou a denúncia de um caso suspeito de varíola de macacos e entrou em estado de alerta,  na última quinta-feira (26). O município faz divisa com a cidade de San Matías, na Bolívia. O país possui um caso suspeito da doença.


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou por meio de nota que está apurando a informação junto ao município. Segundo o órgão, os casos suspeitos da varíola deverão ser notificados de forma imediata.


Um jovem boliviano, de 26 anos, foi isolado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na quinta-feira, com sintomas parecidos ao da varíola dos macacos.


De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Cáceres, Elis Fernanda de Melo Silva, o município vai permanecer em alerta enquanto houver risco.


“Tivemos uma denúncia que uma pessoa passou pela fronteira com o braço cheio de lesões características da doença. As pessoas que verem casos característicos pode informar para Vigilância em Saúde, ou qualquer unidade de saúde do nosso município”, informou.


A secretária enfatizou que a denúncia foi informal e não sabem, até o momento, se o caso é real, mas por precaução entraram em estado de alerta.


“A nossa preocupação é porque é uma doença que se espalha muito rápido. Acabamos de passar por uma pandemia, a gente já fica em alerta e com medo de viver novamente um surto ou epidemia de uma nova doença”, contou.


A secretária explicou que caso o município notifique algum caso suspeito, será feito uma barreira sanitária que faz parte do plano de contingência de Cáceres.


Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
 


CHUVA INTENSA

Prefeitura de Rio Branco decreta situação de emergência e calamidade pública após alagamentos

O Decreto vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.


EDUCAÇÃO

Inscrições para o Sisu começam a partir de sexta-feira

O prazo final para se inscrever é 21 de janeiro.


MONITORAMENTO

Receita Federal esclarece que a fiscalização do PIX não afetará autônomos

Nada mudará também para quem compartilha cartão de crédito.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.