logo

INDIAVAÍ

Caminhada marca encerramento da campanha contra abusos de crianças e adolescentes


Por Ferreira Júnior e Jaqueline

img

CRAS Indiavai

A campanha de enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada pela Prefeitura Municipal de Indiavaí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, encerrou na última quarta-feira (29), com uma grande caminhada envolvendo estudantes da Escola Arthur Mezanini e Paulino Modesto.

 

A campanha alusiva ao Dia Mundial de Combate a Exploração Sexual Infantil, levou durante todo mês de maio palestras educativas para as crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, roda de conversas com as famílias integrantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Grupo da Terceira idade.

 

As crianças e adolescentes foram orientados a denunciarem os abusadores e os casos de crime sexual infantil que conheçam. Para Giovana Ítala Martins Fernandes, 13 anos é importante e necessário ao ser abusado a criança ou adolescente denuncie.  "se você está sendo abusada ou alguma pessoa de fora ou de dentro de casa está te tocando, fazendo carinho que você não está gostando fale com a mãe, o pai, uma pessoa de confiança, a professora, O Conselho Tutelar ou ligue no disque 100", disse.

 

A primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilma Aparecida Quirino dos Santos destacou a importância da promoção de ações de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. "Nós não temos que trabalhar só no mês de maio essa campanha e sim todo o tempo, pois são crianças que dependem de nossas orientações", afirmou.

 

Vilma Quirino declarou-se feliz pela a conclusão da Campanha, com grande participação dos alunos e obtendo resultado positivo. "Trabalhamos também com os pais e foi uma aceitação muito grande", disse que foi um mês satisfatório. "Quero agradecer a Prefeitura Municipal, a Câmara de vereadores, aos secretários, professores, que nos apoiaram e nos incentivaram a fazer essa caminhada, encerrando as atividades", finalizou.

 

Uma das palestrantes, a Assistente Social do Município, Elíude Soares de Oliveira observou que, as vezes, as pessoas não tem conhecimento do que é abuso. "Além do abuso sexual tem o psicológico também", informou da necessidade de conscientizar os pais sobre o assunto.

 

Conforme a Assistente Social do Município, a Campanha foi realizada com o apoio do Ministério Público, Polícia Militar, Civil, Rodoviária, Conselho Tutelar e a comunidade em geral.


CHUVA INTENSA

Prefeitura de Rio Branco decreta situação de emergência e calamidade pública após alagamentos

O Decreto vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.


EDUCAÇÃO

Inscrições para o Sisu começam a partir de sexta-feira

O prazo final para se inscrever é 21 de janeiro.


MONITORAMENTO

Receita Federal esclarece que a fiscalização do PIX não afetará autônomos

Nada mudará também para quem compartilha cartão de crédito.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.