No último sábado, dia 18 de setembro, a campanha contra a raiva realizada em Araputanga (a 345km de Cuiabá), vacinou 2.431 animais de estimação. Destes, 2.092 são cães e 339 são gatos. A informação foi divulgada pela a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Vigilância em Saúde (VS).
A vacinação foi realizada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Central, no bairro Santo Antônio, São Sebastião, no barracão da Prefeitura e no Centro de Educação Infantil Professora Maria Domingos (CEI).
A doença
Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida. É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%.
Cães e gatos contaminados mostram reações da doença entre 10 e 60 dias. Os principais sintomas nos animais são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas.
Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento
Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública
Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.