logo

PROTEGIDOS

Campanha contra a raiva vacinou mais de 2,4 mil pets em Araputanga


Por Redação Popularonline

img

divulgação internet

No último sábado, dia 18 de setembro, a campanha contra a raiva realizada em Araputanga  (a 345km de Cuiabá), vacinou 2.431 animais de estimação. Destes, 2.092 são cães e 339 são gatos. A informação foi divulgada pela a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Vigilância em Saúde (VS).
 

A vacinação foi realizada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Central, no bairro Santo Antônio, São Sebastião, no barracão da Prefeitura e no Centro de Educação Infantil Professora Maria Domingos (CEI).
 

A doença

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida. É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%.


Cães e gatos contaminados mostram reações da doença entre 10 e 60 dias. Os principais sintomas nos animais são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.


SALTO DO CÉU

TCE derruba pregão que gerou polêmica após prefeitura impedir participação de empresa

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.